AconteceDestaqueMatéria

Fé leva milhares de fiéis à Paróquia de Santa Edwiges

Devoção. Fé. Gratidão. Bênçãos e busca por emprego, levaram centenas de fiéis à Paróquia de Santa Edwiges do Ipiranga nesta segunda-feira (16), data em que, no catolicismo, é comemorado o dia da Santa, padroeira dos pobres e dos endividados.

Como acontece anualmente, a festa atraiu diversos fiéis e devotos de várias regiões da cidade, como Celso Tazine (78 anos), que se deslocou de Santo André para à Paróquia, a fim de pedir bênçãos, paz pelo mundo e alento para os endividados.

Celso Tazini (foto) é morador de Santo André e foi à Paróquia de Santa Edwiges para pedir bênçãos e orar pelos endividados

“Eu vim com o intuito de procurar ajuda pela paz, porque a coisa [no mundo] está meio “esquisita”, e também pelos endividados, porque o Brasil está “meio capenga”. Está muito difícil. Então, a gente vem aqui [na Paróquia] pedir uma graça para Santa Edwiges”, contou Tazine. Sobre a festa, ele frisou que estava “muito bonita” e levou uma fotografia com a imagem da Santa de recordação.

Para o dia de Santa Edwiges, a Paróquia preparou uma programação especial, com missas durante o dia inteiro – algumas com presenças especiais de importantes Padres – além da tradicional quermesse, que acontecerá até o final do mês, com diversas atrações para a família, como shows ao vivo, diversão para as crianças e barracas de comes e bebes que levaram variados sabores para os presentes.

Fé leva milhares de fiéis à Paróquia de Santa Edwiges
Edinalva Jesus da Silva (foto) é devota de Santa Edwiges desde os 10 anos de idade, quando, na Bahia, de onde é natural, começou a frequentar uma Igreja destinada à Santa

“Me emociona. Minha devoção de Santa Edwiges, eu tinha 10 anos de idade. Sou do Estado da Bahia, entrei na Igreja e estava começando. Peguei um folhetinho e guardei comigo durante muito tempo. Aí, eu vim para São Paulo nos anos 80 e até hoje [frequenta a Igreja] tenho só o que agradecer. Venho só agradecer a ela. Da vontade de chorar, porque é muita paz”, contou Edinalva Jesus da Silva, natural da Bahia e hoje moradora da região.

Sua fé e devoção é tanta, que mesmo com o fêmur fraturado e – por conta disso – certa dificuldade de locomoção, não deixou de louvar e visitar a Igreja de Santa Edwiges em seu aniversário.

Com tradicionalmente acontece, os corrimões da Paróquia ficaram lotados de fitas, as quais pedem bênçãos e intercessão da Padroeira dos pobres e endividados.

Fé leva milhares de fiéis à Paróquia de Santa Edwiges
Elenice Lesca (foto) é moradora do Ipiranga e sempre frequenta a Paróquia

Elenice Lesca (77 anos), é enraizada no Ipiranga e frequenta Igreja há muitos anos. Seus filhos, inclusive, foram batizados na Paróquia. “Gosto muito de estar aqui”, apontou. De acordo com ela, a ida à Igreja na data em que se comemora o dia de Santa Edwiges, foi para buscar “paz, sossego, o mundo está muito ruim.

Sobre os festejos ela afirmou que estavam muito bonitos. “A gente traz bastante bolo para ela [Santa Edwiges] pagando promessas”, disse.

Fé leva milhares de fiéis à Paróquia de Santa Edwiges
Vania Pereira (foto) é vizinha da Paróquia e – neste ano – decidiu, pela primeira vez, vender bonecas de crochê de Santa Edwiges

Vania Pereira (60 anos) é vizinha da Paróquia e sempre frequenta o local Santo. Neste ano, pela primeira vez, decidiu produzir bonecas de crochê de Santa Edwiges para comercializá-las em frente à Igreja.

“Eu moro no outro quarteirão. Na festa sempre venho, nas missas, e estou vendendo as bonequinhas da Santa pela primeira vez. Estou testando, para ver se vai dar certo”.

Ao frequentar a Igreja, o que Pereira mais suplica é por “saúde e paz”. Para ela Santa Edwiges significa “conforto no coração”. “Sabe, quando a gente sente um conforto? De falar dela [Santa Edwiges], de ver ela. Me traz conforto”, apontou.

A Procissão de Santa Edwiges está marcada para este domingo (22), às 16h. No mesmo dia, às 18h, acontecerá a Santa Missa, presidida pelo cardeal Dom Odilo Pedro Cherer, com abertura do cinquentenário da presença dos Oblatos de São José, no Santuário de Santa Edwiges.

Cecília Sandoval (foto) faz aniversário no mesmo dia de Santa Edwiges e fez questão de comparecer à Igreja para agradecer

Cecília Sandoval, de 70 anos, nasceu no dia de Santa Edwiges e não mora na região, mas, no dia de seu aniversário – o mesmo da Santa – sempre faz questão de ir à Paróquia para pedir bênçãos e agradecer.

“Eu só vim agradecer a Santa Edwiges, porque eu nasci no dia dela e hoje faço 70 anos. Eu podendo vir, venho todo nano. Eu gosto muito. É uma vibração muito emocionante e um momento – para mim – muito especial”, expressou.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo