Matéria

Polo Cultural Cambuci homenageia idosos

O Polo Cultural da Terceira Idade, no Cambuci, preparou uma grande festa no domingo (1º) para comemorar o Dia do Idoso. O evento contou com a presença do Prefeito de São Paulo, João Doria, que na ocasião assinou o decreto de regulamentação do Fundo Municipal do Idoso, criado pela Lei 15.679 em dezembro de 2012.
O objetivo do Fundo Municipal do Idoso é garantir recursos financeiros para implantação, manutenção e desenvolvimento de programas e ações dirigidas à terceira idade. A verba para mantê-lo será proveniente de doações e contribuições de pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado. Além disso, reunirá multas decorrentes de infrações administrativas em razão de desobediência ao atendimento prioritário ao idoso e do descumprimento, por parte de entidades, de regras relacionadas ao atendimento a este público.
“Depois de cinco anos esse decreto é assinado. É um gesto de respeito e solidariedade com as pessoas da terceira idade, que representam capacidade e experiência”, declarou Doria.
Os recursos serão utilizados na realização de pesquisas e estudos sobre essa faixa etária no município, capacitações para a rede de atendimento, elaboração de guias de orientação de direitos, campanhas de prevenção de quedas e violências sofridas por essa população, entre outras ações preventivas.
“Estamos avançando no atendimento à demanda do idoso paulistano, com ações desenvolvidas no Polo, projetos criados pela Coordenação de Políticas para Idosos e, agora, com a regulamentação do Fundo Municipal”, afirma Eloisa Arruda, secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. “Como ainda há muito por fazer em prol do envelhecimento na cidade, a regulamentação inicia outro processo”.
O Polo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy (mais conhecido como Polo Cultural do Cambuci) foi criado em 2000. O espaço atende cerca de 450 pessoas a partir dos 50 anos e oferece oficinas gratuitas .

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo