Matéria

Falta de professor lota salas de aula no Visconde de Itaúna

A sala de aula do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Estadual Visconde de Itaúna, no Ipiranga, uma das escolas mais conhecidas na região, foi fechada devido à falta de professores.
As três salas de aula da escola que tinham 30 alunos foram alocadas. Uma sala foi fechada e os alunos foram para as outras duas totalizando 45 alunos por sala. “Esse argumento de que não há professor não se sustenta, pois o que não falta são professores querendo trabalhar, porém não há abertura de concurso público no estado de São Paulo”, afirma uma professora.
Por lei, o limite em salas de aula do ensino fundamental é de 30 alunos. Segundo pais de alunos dessa série, antes de serem colocados nas outras duas salas de terceiro ano, os alunos eram colocados cada dia em uma sala diferente, inclusive de outras séries, e não recebiam o devido conteúdo escolar.
Em nota, a Diretoria de Ensino Centro-Sul da Secretaria de Educação do governo Alckmin (PSDB) afirma que a falta de professor será resolvida na próxima semana e que a turma que foi dividida em outras duas salas será formada novamente. De acordo com o texto, “todo conteúdo será reposto sem prejuízo aos alunos”. Afirma ainda que o governador assinou a nomeação de 419 professores de Pebi (Anos Iniciais do Fundamental 1º ao 5º ano).
A resposta não convenceu os pais. “Não é verdade. Sabemos disso. Há anos estamos lutando contra o fechamento de salas de aula, e que por um tempo conseguimos adiar, mas agora é nítido que o Governo está sucateando ainda mais o ensino público”, finalizou um pai.
A escola por muitos anos foi referência de ensino na região e sempre ficava entre as dez primeiras escolas da rede estadual. “Infelizmente isso ficou no passado”, completa o pai.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo