AconteceDestaqueMatéria

Estação Sacomã ganha onda feita com produtos recicláveis

ONDA! Esta é uma instalação artística idealizada pela BA1 Produções Artísticas que está chamando a atenção e “barrando” um pouco da correria dos milhares de passageiros que trafegam diariamente pela Estação Sacomã do Metrô e ficam atentos com sua presença, logo no saguão de entrada, antes das catracas.

“A ideia [de produzir a onda] surgiu, no ano passado, em um processo criativo muito interessante, no qual eu estava estudando sobre as ilhas de plástico no pacífico e me veio essa inspiração de criar um objeto impactante, uma instalação artística que fosse realmente diferenciada e trouxesse essa vivência do mar, com o oceano, rios e lagos, mas de uma forma plástica – visualmente – impactante”, contou Eduardo Baum, autor da obra e diretor criativo da BA1.

Para ele “é extremamente relevante” a obra para a população se conscientizar sobre sustentabilidade. “A gente coloca uma obra impactante, dentro de uma área que tem uma circulação de pessoas “violenta”, um local que as pessoas passam com pressa no seu cotidiano, então elas estão “anestesiadas” no dia a dia e um belo dia vem uma obra dessa [a ONDA] que impacta, causa um efeito muito interessante de reflexão do público”, apontou ainda Baum.

“Claro que quando a gente fala de sustentabilidade, tem vários temas além de plástico nos rios, mares e oceanos, mas eu acho que a ONDA é uma forma muito interessante, impactante e visualmente muito agradável de conscientizar a população”, completa o diretor criativo.

“É bonito. Eu achei legal. Eu vi esse monte de coisas assim, parecendo uma onda, vi que era um negócio diferenciado. Achei muito legal”, contou Luis, Lucena (34 anos), morador da Vila Liviero, que iria utilizar o metrô, mas antes teve sua atenção centralizada na escultura.

A ideia, de acordo com a BA1, é montar um lembrete visual que traz uma abordagem lúdica, que convida a população a refletir sobre o enorme desafio contemporâneo que é a reciclagem adequada do lixo, que muitas vezes pode se tornar uma arma para a saúde, segurança e até mesmo bem-estar da população.

Estação Sacomã ganha onda feita com produtos recicláveis
Huascar Aguilar (foto) parou para apreciar e ver mais de perto a escultura na estação e foi impactado por ela

Huascar Riery Aguilar Sonaglia, morador do Ipiranga de 44 anos, não conseguiu nem terminar de descer as escadas do metrô e já foi impactado pela instalação artística. “Eu achei a obra muito interessante, porque o artista conseguiu transformar todo o resíduo que a sociedade “produz” em uma arte, conscientizando que a gente tem que fazer o uso adequado da matéria prima que temos”, afirmou.

“Eu consegui ter a percepção do que o artista quis trazer. É uma onda de “lixo”, literalmente, vindo na nossa direção e a gente quem está produzindo isso”, completou Aguilar.

A superfície da obra de arte imita o movimento de uma onda com uma mistura plástica de garrafas, latinhas, embalagens, brinquedos abandonados e até mesmo placas de vídeo e teclados de celular. A maioria dos objetos utilizados são nas cores e tonalidades brancas e azuis.

“O que me chamou a atenção foi essa reciclagem que se transformou em várias artes e isso me chamou muito a atenção. Achei linda. Tirei até uma foto para ficar de lembranças”, apontou Walkecia Sales. Ainda, segundo ela, a mensagem que fica é que as pessoas têm que aprender a jogar o lixo em locais adequados.

Uma amiga de Gilvania Santos de Carvalho, também ouvida pela reportagem do Jornal Ipiranga News, perdeu sua casa, na Bahia, por conta do acúmulo de lixos e objetos descartados de forma irregular, que acabaram acarretando em uma forte enchente na região.

Ao ver a ONDA, Santos se sentiu representada. “Eu ache interessante para a gente ter mais atenção, ser bem “reciclável”, amassar, dobrar direitinho e não jogar no rio, no córrego, por que isso aí causa as enchentes, doenças e o que vem acontecendo toda vez que chove: alagamentos. Isso é bom para as pessoas se conscientizarem”, explicou.

O namorado de Gilvania, já pratica, o que todo mundo deveria fazer. “Toda vez que ele vai jogar qualquer plástico fora, ele tira a tampinha, amassa bem e joga separado de qualquer lixo comum”, afirma.

A ONDA compõe a programação da 13ª Virada Sustentável, em parceria com o Metrô de São Paulo, que acontecerá até o próximo domingo (24) e ficará em exposição na estação até a data em questão.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo