Nossa Opinião

Doria precisa pensar nas chuvas

Pesquisa Datafolha divulgada na terça-feira apontou que a reprovação do prefeito João Doria (PSDB) cresceu e atingiu o mesmo nível Fernando Haddad (PT), seu antecessor. De acordo com o Datafolha, 39% dos moradores de São Paulo consideram a gestão de Doria ruim ou péssima. É exatamente o mesmo índice de desaprovação de Haddad ao final de seu primeiro ano à frente da Prefeitura, em 2013.
Um dado é sintomático: do início do ano até agora, a aprovação a Doria caiu 15 pontos percentuais (44% para 29%), enquanto a reprovação nesse mesmo período cresceu 26 pontos (13% para 39%). Incomodado com o resultado, Doria refutou qualquer tipo de comparação com Haddad e prometeu que irá trabalhar mais e ter mais foco na zeladoria, uma das áreas mais criticadas da atual gestão.
A chegada do verão, nos próximos dias, serve de alerta para moradores e políticos da maior cidade do País. A temporada das chuvas mais fortes é sempre um período crítico para o paulistano.
E não adianta o Doria colocar a culpa na chuva. É obrigação daqueles que administram uma metrópole com um orçamento bilionário como São Paulo preparar a cidade para enfrentar esse problema tão previsível. A única justificativa para São Paulo ficar debaixo d’água é se a cidade fosse vítima constante de tempestades e ciclones, o que não é o caso.
Na região, por exemplo, temos o Riacho do Ipiranga, que ano após ano transborda e inunda a avenida Ricardo Jafet em diversos pontos. Os moradores do entorno já estão cansados de obras intermináveis e promessas vazias dos governantes. O fato é que a cada chuva mais forte, eles têm de correr para tentar salvar seus bens, o que nem sempre é possível.
O que falta a São Paulo são obras estruturais e com soluções a longo prazo. Remendar um cano estourado ou consertar uma galeria que não suportou a força da água é como enxugar gelo. A cidade precisa de novos piscinões, uma limpeza eficaz de seus principais rios e afluentes e outros investimentos que façam o paulistano parar de sofrer tanto toda vez que o verão se aproxima.
A “selva de pedra” está cada vez mais impermeável. As obras são feitas em sua maioria pensando somente no imediatismo, sem a mínima preocupação com o escoamento ou absorção da água. E a responsabilidade não é exclusiva de Doria. O governador Geraldo Alckmin também tem a sua parcela de culpa, principalmente nas obras intermunicipais que integram a região da Grande São Paulo, como nos rios Tietê e Tamanduateí. O fim das enchentes, inclusive, passa por uma união de esforços dos governos municipal, estadual e federal.
É preciso ressaltar também o papel da população. É inadmissível ver milhares de garrafas pets, sacolas e outros objetos boiando sobre os rios ou impedimento a passagem da água nos bueiros. O descarte de verdadeiras montanhas de entulho nas ruas é outro fator que contribui, e muito, para o alagamento das vias e transbordamento dos rios.

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is important and everything. But imagine if you added some
    great visuals or videos to give your posts more, “pop”!
    Your content is excellent but with images and videos, this blog could certainly be one
    of the best in its niche. Fantastic blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo