AconteceMatéria

Dia do professor: SP busca atrair novos talentos para profissão

O Dia dos Professores é celebrado nesse sábado (15). Na rede estadual, a data representa mais de 220 mil profissionais atuando em salas de aula de 5,3 mil escolas, nas 91 Diretorias de Ensino e órgãos centrais. Mas, apesar de ser uma das profissões mais importantes e indispensáveis da sociedade, nos últimos anos, tem sido um desafio engajar novos profissionais para carreira docente no Brasil.
Em busca de atrair novos talentos, valorizando os professores, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), implementou a Nova Carreira Docente que oferece salários iniciais de R$ 5 a 7 mil reais, para jornadas de 30 horas, sendo o maior em escolas do Programa de Ensino Integral (PEI), 30% acima do piso nacional bruto. Atualmente, na rede estadual, poucos professores têm acima de 29 anos – menos de 17 mil (cerca de 7,7%).
O processo de adesão à Nova Carreira iniciou-se em junho e cerca de 100 mil professores passaram a se enquadrar no modelo até o momento. Com base na Lei Complementar nº 1.374, os docentes que desejarem mudar de carreira terão até junho de 2024 para realizar a solicitação, que é feita online através da Secretaria Escolar Digital (SED).
Centrado na parte docente, o novo modelo propõe valorização por meio da atualização da tabela de referências salariais, além de incentivar títulos acadêmicos e estabelecer avaliações por desempenho e desenvolvimento através de evoluções funcionais com interstícios de 2 anos.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo