AconteceDestaqueMatéria

Morre Luiz Nozoie e a gastronomia paulista está de luto

A gastronomia paulista e os amantes de uma cerveja bem gelada e de bons e saborosos petiscos, estão de luto. É que nesta segunda-feira (25/3), morreu aos 93 anos, Luiz Nozoie, fundador de um dos bares mais tradicionais do Ipiranga e da cidade de São Paulo. Localizado na avenida do Cursino, altura do 1.200, desde sua fundação em 1962, o Bar do Luiz inicialmente como sorveteria, e posteriormente como bar, era um dos mais conhecidos e populares de São Paulo. Segundo contou sua filha Márcia Nozoie, Luiz estava com gripe. Os sintomas foram se agravando, virou pneumonia. Ele foi internado, ficou muito debilitado e acabou falecendo

Ele era filho de japoneses e fundou nos anos 60 uma sorveteria, que mais tarde viraria um dos bares mais conhecidos na cidade e que leva o seu nome. A cerveja servida por Luiz era uma das mais geladas da cidade e nunca congelava. Ela contava que a geladeira usada para conservar o sorvete recebia uma boa dosagem de sal, por essa razão não congelava. Certa vez ele colocou uma cerveja na água e percebeu que ela ficou gelada rapidamente a partir de então aos poucos a sorveteria foi dando lugar ao bar, mas a máquina de sorvete com água e sal continuou a ser usada para resfriar as cervejas.

A culinária japonesa foi associada ao paladar brasileiro e a culinária brasileira, Aí surgiram os mais saborosos petiscos e o Bar do Luiz passou a ser destaques na gastronomia de São Paulo.

A página oficial do bar nas redes sociais publicou uma nota informando o falecimento de Luiz Nozoie. O texto também expressa o “eterno agradecimento a tudo que ele fez por todos nós, e a todos os clientes e amigos que estão conosco nessa jornada”.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo