Matéria

Dependência Emocional: entenda as razões por trás dessas emoções

A dependência emocional é um mecanismo no qual o indivíduo está constantemente buscando em outra pessoa a certeza que não tem em si. Tomar decisões corriqueiras ou mais complexas é algo que se torna muito desafiador para se fazer sozinho, por isso a necessidade da validação do outro para seguir em frente.
Pessoas com este quadro depositam no outro suas razões para ser feliz, para se sentir bem, amada e para tomar suas próprias decisões. Pensamentos vinculados à vulnerabilidade, fragilidade e baixa autoestima são elementos motivadores e mantenedores desse quadro de Dependência Emocional. O indivíduo entra em um ciclo de necessidade de ser amado para sentir-se seguro e acaba por interpretar essa aprovação do outro como sinônimo de amor, já que ama pouco a si mesmo.
A Dependência Emocional é um labirinto, uma prisão da qual é difícil sair porque frequentemente é confundida com o amor verdadeiro que possamos ter pela outra pessoa. Ledo engano!
Por vezes, o sentimento de culpa e não merecimento também está presente nestes casos. A pessoa acha que não pode cuidar de si mesmo e acaba usando a estratégia da submissão para tentar fazer que os outros cuidem dele.
Isso tudo muitas vezes pode gerar um sofrimento leve e quase imperceptível, mas dependendo da gravidade pode ser considerado um transtorno mental. O Transtorno da Pessoalidade Dependente é caracterizado por uma necessidade excessiva de a pessoa se sentir cuidada pelo outro, levando à submissão e a comportamentos pegajosos. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e possivelmente antidepressivos.
No tratamento com a Terapia Cognitivo Comportamental investigam-se os pensamentos disfuncionais do indivíduo que estão relacionados às causas do medo de ficar sozinho e necessidade de aprovação, bem como se adota estratégias para desenvolver uma comunicação assertiva e outras habilidades sociais e ocupacionais úteis.
Segundo o escritor Walter Riso, no seu livro “Amar ou depender?”, é possível gerar uma emancipação psicológica, que servirá como antídoto para este veneno. O autor alega que, sob determinadas circunstâncias, podemos criar imunidade à Dependência Emocional e nos relacionar de maneira mais tranquila e descomplicada, mas para isso é preciso exercitar constantemente atitudes antidependência, como os 3 princípios a seguir:

1º princípio: EXPLORAÇÃO: a arte de não colocar todos os ovos na mesma cesta. Não deposite toda sua expectativa de realização e felicidade em outra pessoa. Busque diversificar e ampliar seus ambientes motivacionais, pois ninguém tem o monopólio do bem-estar. Isso trará maturidade emocional e segurança para desfrutar novas oportunidades prazerosas.

2º princípio: AUTONOMIA: a arte de ser autossuficiente, sem ser narcisista. Quanto menos necessidade mais liberdade. Os autônomos promovem a autoeficácia, o que por consequência gera confiança em si mesmo e o faz mais autossuficientes, não temendo a solidão. Numa relação sem autonomia, não há amor, somente vício complacente.

3º princípio: SENTIDO DE VIDA: a arte de se afastar do mundano. Buscar o desenvolvimento da espiritualidade e de seus talentos naturais permite uma independência psicoafetiva, pois retira a exclusividade prazerosa pela presença de uma outra pessoa.

Uma pessoa audaciosa, livre e realizada ganhou a batalha contra os apegos irracionais. Com esses 3 princípios em prática, os esquemas que sustentam a Dependência Emocional certamente ficarão abalados e a pessoa se sentirá mais amada e menos submissa.

Artigos relacionados

14 Comentários

  1. Have you ever thought about writing an ebook or guest authoring on other sites?
    I have a blog based on the same subjects you discuss and would love to have you share some stories/information. I know
    my audience would value your work. If you are even remotely interested, feel free to send me an e mail.

  2. I don’t know if it’s just me or if perhaps everyone else experiencing issues with
    your website. It looks like some of the text in your posts are running off the screen. Can someone
    else please comment and let me know if this is happening to
    them as well? This might be a issue with my internet browser because I’ve had this happen previously.
    Thanks

  3. hey there and thank you for your information – I’ve certainly
    picked up something new from right here. I did however
    expertise a few technical issues using this site,
    as I experienced to reload the site lots of times previous
    to I could get it to load correctly. I had been wondering if your web host is
    OK? Not that I’m complaining, but sluggish loading instances
    times will sometimes affect your placement in google and could damage
    your quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Well I am adding this RSS to my email and could look out for a lot more of your
    respective exciting content. Make sure you
    update this again soon.

  4. Do you mind if I quote a few of your posts as long as I
    provide credit and sources back to your weblog?
    My blog is in the exact same area of interest as yours and my users
    would definitely benefit from a lot of the information you provide here.
    Please let me know if this ok with you. Regards!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo