Acontece

Corredor Verde do Instituto Biológico recebe manutenção

A calçada em frente a sede do Instituto Biológico (IB), na Vila Mariana, ganhou biodiversidade com a manutenção do Corredor Verde para Polinizadores, no domingo (1º). A ação fez a substituição de 10 árvores, plantios de forrageiras, limpezas e cobertura do solo com serrapilheira. O encontro contou com representantes da Agenda 2030 Vila Mariana, C ades Vila Mariana, Ecobairro, Horta Com unitária Colégio São Luiz, Instituto Biológico e a Prefeitura de São Paulo.
O projeto foi inspirado em iniciativas internacionais para reverter a situação de declínio da população de polinizadores no mundo todo – como a realizada em Oslo, capital da Noruega, que implantou a “rodovia das abelhas” com espécies melíferas. “Futuramente conectaremos com o fragmento de mata da Floresta urbana da Praça Soichiro Honda que plantamos em perfil coletivo também, abrigando abelhas, avifaunas e entomofaunas, gerando uma condição de vivência entre os dois fragmentos”, afirmaram os representantes da Horta Comunitária.
O corredor verde polinizador do IB tem uma função a mais, que é um olhar diferente para as abelhas que estão em extinção. “Sem elas não teremos polinizaçãoe Albert Einstein já dizia em tempos remotos que sem abelhas a humanidade padecerá sem alimentos. Então para abrigar especialmente as várias espécies de abelhas brasileiras e a maioria sem ferrão (elas não picam, pois na verdade tem o ferrão atrofiado) temos que ter flores em períodos complementares, várias frutíferas, e varias forrageiras e arbustivas para simular a natureza nos seus variados estratos”, afirmam os volunta´rios.
Com aproximadamente 450 metros lineares, abrangendo a Rua Amâncio de Carvalho e a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, o Corredor tem o objetivo de criar um espaço seguro e adequado para os agentes polinizadores – essenciais para a produção de alimentos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo