Matéria

Começou a contagem regressiva para entrega do Museu do Ipiranga à cidade

Em rápida visita ao Museu do Ipiranga, o governador de São Paulo, João Doria começou a contagem regressiva para entregar a cidade de São Paulo o novo Museu do Ipiranga. Com 70% das obras concluídas, Doria falou sobre as obras de restauração no local visando o bicentenário do marco da independência no Brasil. Em 7 setembro de 2022, o Brasil comemora 200 anos de independência e o Museu está sendo reformado para a data festiva, assim como acontece com o Jardim Francês, que teve seu projeto de restauração incorporado junto ao do museu.
O governador esteve ao lado do prefeito da cidade, Ricardo Nunes e do secretário de cultura e economia criativa da cidade, Sergio Sá Leitão na manhã dessa terça-feira (31), no Ipiranga. Dória falou sobre a importância e os cuidados com os quais a restauração do museu vem sendo realizada. “Essa recuperação é muito cuidadosa. Não é apenas uma obra, ela exige um cuidado milimétrico, é muito precisa. Todas intervenções como essas, exigem profissionais especializados. Cada pedaço da parte física do Museu tem uma intervenção cuidadosa. O objetivo é o resgate desse museu histórico para o Brasil”, disse o governador.
“No ano que vem teremos uma grande festividade. A proposta do governo de São Paulo é um mês de festividades no museu e no jardim. As novas exposições, na parte externa, serão realizadas a partir do dia 7 de agosto, e na interna, em 7 de setembro. Uma celebração autêntica, sem nenhum vínculo político”, completou Doria.
O governador também explicou quais foram os valores gastos com a reforma do Museu do Ipiranga. E alertou que, se necessário, caso haja alguma mudança nesse cronograma, o Governo teria como arcar com uma possível alteração de valores. “Temos em mãos os recursos para essa reforma. Os R$ 210 milhões são suficientes, mas se precisar, teremos mais. Não existem dificuldades para isso, dada a credibilidade do projeto. São 21 empresas vinculadas à essa iniciativa. Se houver alguma necessidade, temos uma reserva extra para algum imprevisto”, declarou.
O secretário de cultura e economia criativa, Sérgio Sá Leitão, explicou como funcionam as obras de reforma do museu. “O projeto é uma parceria do Governo com a prefeitura, a USP e a Sabesp. Temos um conjunto de oito ações acontecendo simultaneamente. Temos o restauro e ampliação do edifício monumento, a reforma do Jardim Francês, que começará a partir do dia 8 de setembro, com a recuperação das fontes, e também a recuperação do entorno, que ficará a cargo da prefeitura. Outro objetivo nosso é a despoluição do córrego do Ipiranga, e a criação de uma nova área de lazer.
A restauração do Monumento à independência, da cripta imperial e da Casado Grito está a cargo da prefeitura”, afirmou Sá.
Ele falou também sobre outros projetos envolvendo o bicentenário do Museu. “Vamos realizar a programação da contagem regressiva, que começa no próximo dia 7 de setembro. Iremos colocar um relógio na entrada do Jardim Francês para sinalizar a contagem. Outra novidade será um show inédito dos cantores João Bosco e Martinália, gravado na obra do museu, que será exibido pelo site do museu e em suas redes sociais à partir das 19h do dia 7 se setembro”, disse.
Entre outras atividades, Sá prometeu a disponibilização de games online envolvendo o acervo do museu e uma campanha publicitaria engajando a população com a contagem regressiva, além do Festival do Bicentenário, que conta com um mês de atividades culturais e artísticas para celebrar a reabertura. E declarou que o cronograma da obra está totalmente dentro do previsto.
“Realizamos até o momento, 70% da obra de restauro e ampliação do Edifício Monumento. Fazemos uma medição semanal e apresentamos esse relatório ao governo. Em novembro, vai começar a implantação da museologia, das 12 exposições, dos equipamentos, e de toda a parte interna do museu. Até lá, quase toda a parte de restauro já estará concluída. A expectativa é que até 31 de março teremos a conclusão da obra de restauro e ampliação, o restante prosseguirá até o fim de agosto”, ainda segundo o secretário, o restauro do Jardim Francês está previsto para começar no dia 8 de setembro, e será concluído até 31 de agosto de 2022.
Por fim, o presidente da Sabesp, Benedito Braga, também presente ao evento, falou sobre a despoluição do Rio localizado em frente ao museu. “Já iniciamos a despoluição desse rio há algum tempo, através do programa córrego limpo, que hoje entra dentro do mesmo contexto do novo Rio Pinheiros. Temos aqui na região do Museu do Ipiranga uma DBO (Demanda Biológica de Oxigênio) abaixo de 10ml por litro, o que significa que o Rio já está despoluído. Se você fizer uma visita ali agora, vai ver até alguns peixinhos”, declarou Braga.
Foto Marcelo pereira/sescon

Artigos relacionados

7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo