Matéria

Cerimônia virtual marca posse da nova diretora do Museu do Ipiranga

Na sexta-feira (11), Rosaria Ono e Amâncio Jorge de Oliveira tomaram posse como a nova diretora e o novo vice-diretor do Museu Paulista. A cerimônia foi realizada na Sala do Conselho Universitário e transmitida pela internet.
Em seu discurso, Rosaria Ono lembrou que o Museu Paulista é constituído por dois museus que assinalam momentos fundamentais da história nacional: o Museu do Ipiranga, marco da independência do Brasil, e o Museu Republicano, que abrigou, em 1873, a reunião de políticos e fazendeiros que é considerada o marco originário da campanha republicana.
“Manter esses dois museus em pleno funcionamento nos coloca frente a enormes desafios, tanto de executar suas reabilitações e adequações físicas quanto de criar condições para que sua operação e manutenção sejam feitas com excelência. Para fazer frente a esses desafios, buscaremos a implementação de um modelo de gestão que dê sustentabilidade econômica ao Museu do Ipiranga, com o apoio da Reitoria e de parceiros externos”, afirmou a diretora.
Rosaria Ono também reforçou a necessidade de se implantar um plano de comunicação institucional e de imagem institucional, pois “não é de conhecimento de toda a sociedade que o Museu Paulista pertence à USP e ainda há muito desconhecimento em relação à importância de seus acervos e à relevância de suas atividades de ensino e pesquisa”.
O reitor Vahan Agopyan fez questão de agradecer às professoras Solange Ferraz de Lima e Vânia Carneiro de Carvalho, que atuaram na gestão anterior e enfrentaram o desafio de manter as atividades do Museu do Ipiranga ao mesmo tempo em que tiveram de planejar e iniciar a reforma.
“Em 1963, a USP teve a honra de receber a incumbência de cuidar do Museu Paulista e, desde então, assumimos a tarefa como um dever nosso em relação à sociedade. O museu mudou de perfil, deixou de ser um simples mostruário e tornou-se um centro de ensino e pesquisa da nossa história. Agora, com a reforma, temos outro grande desafio porque não queremos apenas restaurar o edifício-monumento do Museu do Ipiranga, queremos entregar uma nova concepção de museu histórico universitário, muito mais dinâmico. O Museu Paulista é uma instituição da qual todos nós – não só os paulistas, mas todos os brasileiros – temos orgulho porque faz parte da nossa história”, ressaltou o reitor.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo