AconteceDestaqueMatéria

Casa da Mulher Brasileira recebe mulheres vítimas de violência

Um dos eixos do Programa Mulher Viver se Violência, do Governo Federal, a Casa da Mulher Brasileira, na Cidade de São Paulo, foi fundada em 11 de novembro de 2019, possui 3.659 m² e atende 24 horas por dia as mulheres vítimas de violência oferecendo serviços integrais e humanizados.

A primeira desse modelo no Estado de São Paulo, além da sétima do país, a Casa, que parte para seu quarto ano de existência, é administrada pela Coordenação de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, pode ser considerada a “espinha dorsal” da proteção à mulher na cidade.

As mulheres que procuram o local encontram serviços de acolhimento e escuta qualificada, através de uma equipe multidisciplinar, a qual oferece atendimento psicossocial e brinquedoteca, para que crianças de 0 a 12 anos sejam direcionadas à um espaço lúdico, que possa proporcioná-las momentos de lazer, enquanto as mães são atendidas.

A Casa da Mulher Brasileira conta ainda com Tribunal de Justiça, com Juíza à disposição; Ministério Público, com Promotora; Defensora Pública; a primeira Delegacia de Defesa da Mulher do Estado; e Guarda Civil Metropolitana capacitada para que – com todos os cuidados legais tomados – a mulher seja cem por cento protegida e amparada.

Há ainda, um alojamento de passagem no qual mulheres que não se sentem seguras para voltar à suas residências podem permanecer em um período máximo de sete dias, acompanhadas dos filhos de até 17 anos e 11 meses, em busca de soluções até que questões relacionadas a medida protetiva ou busca de pertences sejam realizadas.

Transporte para serviços de saúde e rede sócio assistencial, quando necessário, também são destinados àquelas que procuram o equipamento.

“Podemos falar que o equipamento tem funcionado em sua totalidade. A Casa da Mulher Brasileira, veio para romper com a rota crítica. Com a necessidade do amparo sócio assistencial que a mulher que busca romper com o ciclo da violência necessita. [Nós] Damos a possibilidade de essa mulher, dentro de um mesmo espaço, local, ter todos os atendimentos possíveis para iniciar o processo de rompimento do ciclo”, explica Ana Cristina de Souza, Coordenadora de Políticas para Mulheres.

Ana aponta ainda que “A Casa da Mulher Brasileira é um espaço onde verdadeiramente a mulher encontra esse grande suporte para dar o primeiro passo e romper com a violência, o que não é um processo fácil”.

A Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Vieira Ravasco, 26, Cambuci.

Atendimento em Libras para mulheres surdas na Central de Intermediação

Contato: (11) 3275-8000.

Artigos relacionados

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo