Acontece

Casa da Mulher Brasileira completa um ano de funcionamento

A Casa da Mulher Brasileira (CMB), equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), completou um ano de funcionamento no mês de novembro.

Mesmo durante o auge da pandemia da covid-19 no município, período de maior rigidez nas restrições de convívio social, as mulheres vítimas de violência doméstica contaram com a assistência integral da Casa da Mulher Brasileira (CMB), que permaneceu aberta de segunda a segunda, 24 horas por dia, para acolher e fortalecer a autonomia das mulheres. O equipamento, considerado a espinha dorsal da rede de assistência à mulher, é o único do estado e o sétimo no país com estas características.

Desde a sua inauguração, até o dia 9 de novembro de 2020, 16.129 mulheres já procuraram a Casa em busca de serviços especializados e multidisciplinares humanizados. O espaço, na Rua Vieira Ravasco, 26, no Cambuci, região central da capital, conta com uma área de 3.659m² e um ambiente confortável, receptivo e seguro.

As mulheres em situação de violência encontram num só lugar serviços de acolhimento e escuta qualificada por meio de uma equipe multidisciplinar; Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) com ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica; Ministério Público, com atuação na ação penal dos crimes de violência; Defensoria Pública, com orientação às mulheres sobre seus direitos e assistência jurídica; Tribunal de Justiça, responsável pelos processos, julgamentos e execução das causas relacionadas à violência; um destacamento do programa Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Metropolitana para proteger as vítimas; e também um alojamento de acolhimento provisório para os casos mais graves, quando a mulher é obrigada a deixar sua casa, por risco iminente. Foi instalado também na Casa um ponto de atendimento da Central de Intermediação em Libras para atender mulheres surdas.

“Fico muito honrada em fazer parte desse time de mulheres que acolhe sem julgamentos e que empodera outras mulheres. A Casa da Mulher Brasileira é o resultado da união feminina na luta por menos violência e contra o feminicídio. Lutar por uma sociedade mais segura para as mulheres é lutar também por uma cidade melhor para todo cidadão. Que a Casa seja o abrigo necessário à todas as mulheres de São Paulo” afirmou a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto.

A Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Vieira Ravasco, 26 – Cambuci e funciona de segunda a segunda-feira, 24 horas. Informações: 3275-8000.

 

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Today, while I was at work, my sister stole my iphone and
    tested to see if it can survive a twenty five foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple
    ipad is now destroyed and she has 83 views. I know this is completely off topic but I had to share it with someone!

  2. Simply wish to say your article is as surprising. The clearness to
    your post is simply excellent and i could think you’re knowledgeable on this
    subject. Well along with your permission let me to grasp your RSS
    feed to stay up to date with forthcoming post.
    Thank you 1,000,000 and please continue the enjoyable work.

  3. First off I would like to say awesome blog! I had a quick question in which I’d like to ask
    if you do not mind. I was interested to know how you center yourself
    and clear your head before writing. I’ve had trouble clearing my mind in getting
    my thoughts out. I do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes
    are generally wasted just trying to figure out how to begin. Any
    suggestions or tips? Kudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo