Matéria

Campanha de ajuda às obras do Museu via Imposto de Renda recebe R$ 50 mil

Lançada em setembro, a campanha “Juntos pelo Museu” arrecadou cerca de R$ 50 mil até agora para as obras de restauro e modernização do prédio do Museu do Ipiranga, de acordo com o Jornal da USP.
Professores e funcionários da USP que utilizam o modelo completo de declaração de Imposto de Renda Pessoa Física podem destinar até 6% do imposto devido para o museu, reduzindo o imposto a pagar ou aumentando o imposto a restituir. A destinação terá o pagamento facilitado via cartão de crédito, boleto bancário ou Pix por um site exclusivo da parceria com a Abrace uma Causa, plataforma de doação digital que conecta potenciais doadores a iniciativas de cunho cultural e social.
Aqueles que apoiarem o projeto do Museu do Ipiranga ainda em 2021 poderão ter 100% do valor recuperado ao utilizar o recibo da doação na Declaração de IR de 2022. Os nomes dos doadores serão reconhecidos em agradecimento nas futuras instalações do museu. A intenção é que, futuramente, a campanha seja de âmbito nacional.
A expectativa é de que mais doações sejam angariadas nos últimos dias do ano, já que a restituição integral do valor viria já no primeiro semestre do ano que vem, entre março e abril, com a declaração do Imposto de Renda de 2021.
“É como um empréstimo para a USP, com a certeza de que o recurso público está sendo direcionado para um projeto em que acreditamos. É uma oportunidade poder escolher para onde vai o meu imposto.” Assim o servidor técnico-administrativo da Procuradoria Geral da Universidade, Omar Hong Koh, define a doação que fez para a campanha “Juntos pelo Museu” para apoiar a iniciativa de restauro e ampliação do edifício-monumento do Museu do Ipiranga.
Koh é um dos “embaixadores” da campanha que buscam incentivar que façam suas doações. “A própria palavra ‘doação’ não é bem adequada, pois não vou perder esse dinheiro, há a restituição total do valor no momento da declaração do imposto no próximo ano”, explica.
Para Koh, o Museu do Ipiranga é uma das extensões universitárias que estão mais próximas da população e representam esta relação entre a USP e a sociedade. “Depois de tanto tempo fechado, estamos vendo essa junção de esforços para captar recursos de um projeto tão importante, em sua reta final”, diz. “Essa reinauguração vai engrandecer ainda mais nossa universidade, que segue inspirando confiança e é um orgulho para a população paulista. Eu que estudei e sigo fazendo parte, atuando como servidor, sinto muito orgulho”, considera.
Também atuando na Procuradoria Geral da Universidade, Boanerges Fonseca foi motivado a doar para a campanha depois que teve contato com o projeto do Novo Museu. “Pude acompanhar um pouco do que está sendo feito e fiquei impressionado com a excelência e seriedade do trabalho. Isso foi determinante para eu contribuir”, comenta. Ele assegura que o processo de doação foi muito fácil. “Fiz a simulação para chegar ao valor que cabia no meu orçamento até o ressarcimento e realizei o pagamento via Pix”, explica. E dá a dica: “Assim que abrir o processo de declaração do Imposto de Renda, o quanto antes você declarar, mais à frente na fila de restituição você fica”.
Assim como Koh e Fonseca, outros funcionários da USP se engajaram positivamente na campanha. É o caso de Sandra Campos e Márcio Gordella, ambos do Departamento de Administração da Coordenadoria de Administração Geral (Codage). “Nossa relação com o Museu do Ipiranga antecede a USP. Todos nós visitamos essa instituição com a escola e pudemos aprender muito com ela”, comenta Sandra. “É um patrimônio de todos nós, brasileiros”, resume. Para Gordella, a prática da doação não é muito comum em nosso país “principalmente para a cultura, que, muitas vezes, não é vista como essencial”.
Claudia Toni, analista acadêmica e assessora do Escritório de Desenvolvimento de Parcerias (DePar) da USP, foi a primeira pessoa a realizar a doação via IRPF para o Museu do Ipiranga. Ela acredita que “as pessoas têm medo no começo, mas depois que recebem o ressarcimento e percebem que dá certo, ficam tranquilas para fazer mais vezes”. Além do museu, ela apoia outros projetos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. “A USP deu muito para mim e à minha família. Tenho orgulho de ter me comprometido nessa casa. Faço a doação porque tenho compromisso”, conclui.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Howdy superb website! Does running a blog similar to this take a great deal of work?
    I’ve absolutely no understanding of coding however I was hoping to start my own blog in the near future.
    Anyway, should you have any recommendations or tips for new blog owners please share.

    I understand this is off subject nevertheless I simply wanted to ask.
    Cheers!

  2. Excellent goods from you, man. I’ve be mindful your stuff previous to and you’re simply too fantastic.

    I actually like what you’ve received here, certainly like what
    you are stating and the way in which wherein you assert it.
    You’re making it entertaining and you continue to
    take care of to keep it sensible. I can’t wait to learn far more from you.

    That is really a great site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo