AconteceDestaqueMatériaSaúde

Busca por vacina contra gripe está em alta no Ipiranga

A população do Ipiranga continua atendendo ao chamado da prefeitura e está comparecendo em massa para tomar vacina, principalmente contra a gripe. Os postos têm registrado ampla procura pelo imunizante, já que na cidade toda população acima de 6 meses de idade pode ser vacinada. O objetivo da ampliação é atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura contra a gripe.

Dados extra oficiais indicam que mais de 150 mil ipiranguistas (incluindo a região do Sacomã) já receberam a vacina. Parece muito, mas a população do distrito do Ipiranga e Sacomã, somam  mais de 400 mil moradores. Isso significa que menos da metade da população da região tomou a vacina. Como a campanha é por tempo indeterminado  espera-se que esse número supere 70% em pouco tempo.

“A prorrogação é mais uma oportunidade àqueles que ainda não foram se imunizar contra a doença. A vacinação é um gesto de cuidado, proteção e a melhor forma de prevenção contra as doenças”, afirma o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Desde o início da campanha nacional, que começou em 10 de abril, a capital já aplicou 1.729.422 doses. Inicialmente, foram imunizados apenas grupos prioritários, como idosos com mais de 60 anos de idade; crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); imunossuprimidos; indígenas; profissionais da saúde; da educação; pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo rodoviário, de passageiro urbano e de longo curso; portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional e população privada de liberdade, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas foram imunizados. Desde 15 de maio toda a população maior de 6 meses de idade está elegível para a imunização contra a doença. Isso fez aumentar substancialmente a procura pelo imunizante.

Na UBS São Vicente de Paula, localizada na rua Vicente da Costa, 289, ao lado do 17 distrito policial, a procura pela vacina tem sido alta. Com isso o número de profissionais para atender a população foi ampliado e uma tenda foi erguida na área interna da UBS para agilizar o atendimento. Aos sábados, por exemplo, a procura tem batido recorde e nesse dia cerca de 2 mil pessoas têm procurado o posto para receber o imunizante. Apesar do trabalho em dobro, os profissionais do SUS têm atendido a população com um largo sorriso e demonstram satisfação com a busca da população pela vacina.

A vacinação contra o vírus influenza acontece em todas as UBSs, com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que atendem das 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados. Os munícipes podem procurar a UBS mais próxima de sua residência pela plataforma Busca Saúde.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was wondering what
    all is needed to get set up? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very internet smart so I’m not 100% certain. Any
    suggestions or advice would be greatly appreciated.
    Thank you

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo