AconteceMatéria

Esgotamento Profissional, um alerta!

Milhões de pessoas em todo o mundo já tiveram, têm ou conhecem alguém que sofre com a “Síndrome de Burnout”, também conhecida como “Síndrome do Esgotamento Profissional”. Traduzindo do inglês, “burn” significa queima e “out” exterior.
A “Síndrome de Burnout” é tão importante que a OMS (Organização Mundial da Saúde) já anunciou este ano que a incluirá na próxima edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que passará a valer em 2022. E não é por menos.
O excesso de trabalho é o principal fator para uma pessoa ter “Síndrome de Burnout”. O problema, no entanto, não está apenas na carga horária. A pressão é, sem dúvida, um combustível para que as pessoas tenham mais produtividade e melhor desempenho, mas, isso funciona somente até um certo nível. Se a duração desse estresse for por um período prolongado – e sem momentos de alívio ou relaxamento -, a tendência é a pessoa atingir um estágio de fadiga e exaustão, provocando esgotamento físico e mental intenso e, consequentemente, queda de performance.

Muitas vezes, esses estágios de comportamento acabam provocandoo consumo excessivo de álcool, drogas e compras impulsiva sem busca de uma sensação de alívio. Nem todas as pessoas passam por essas três fases de maneira categórica, ordenada e sequencial. É comum, inclusive, que esses sintomas apareçam de forma leve e piorem com o passar dos dias. Também é possível observar quadros nos quais os sintomas das três fases surgem de maneira simultânea.
Muitas vezes, a maneira como o indivíduo lida com o trabalho acaba sendo nocivo, o que acaba por prejudicar a sua performance, uma vez que se coloca exposto à muitos fatores estressores e poucos fatores protetivos, como a realização de  atividades prazerosas. Nos casos mais graves, pode até levar a pessoa a um quadro de depressão.
O ruim não é se dedicar com afinco ao trabalho, mas sim não ter uma válvula de escape para aliviar a pressão e recuperar a energia e o bem-estar. É fundamental participar de atividades de lazer com amigos e familiares e manter o equilíbrio entre trabalho e vida social. Além, é claro, de descansar adequadamente, com uma boa noite de sono, sem deixar que o trabalho te consuma excessivamente.

1) Hiperfoco no trabalho. O indivíduo trabalha durante uma carga horária excessiva e começa a abrir mão de outras atividades prazerosas que costumava fazer.
2) Irritabilidade e ansiedade.A pessoa apresenta sintomas como insônia, ansiedade e inquietação, impaciência e passa a ser ríspido e irônico com colegas de trabalho e pessoas próximas.
3) Exaustão e apatia O indivíduo sente muito cansaço e começa ater comprometimento da atenção e da memória, além de dificuldade para executar o seu trabalho. A pessoa apresenta apatia,tristeza e não vê mais graça em nada.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. My developer is trying to convince me to move to .net from PHP.

    I have always disliked the idea because of the costs.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on a
    variety of websites for about a year and am anxious about switching to another platform.

    I have heard very good things about blogengine.net. Is there a way I can transfer all my wordpress content into
    it? Any help would be really appreciated!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo