AconteceDestaque

Barroca Zona Sul em busca do título

Conhecida como “A Faculdade do Samba”, a escola de samba Barroca da Zona Sul, a simpática verde e rosa do Carnaval paulista, esse ano quer mais do que o 10º lugar conquistado no ano passado com o tema “Saravá seu Zé”, onde fez homenagem à matriz africana. Esse ano a Barroca vem para o sambódromo com o samba-enredo “Guaicurus”, abordando os grupos indígenas que representam a família linguística guaicuru.

O samba é assinado por Morganti, Sukata, Tubino, André Mattos, Thiago Savanna, Wilson Mineiro, Julio Alves, Rodrigo Alves, Mikaiá, Fernando Negão e Pixulé.

Rodrigo Meiners, carnavalesco da agremiação, contou um pouco sobre a história e importância dos Guaicurus. “Guaicurus foi um povo indígena que habitava a região do Centro-Oeste, mais precisamente do Pantanal. Eles participaram de diversas guerras e momentos fundamentais na divisão geográfica e territorial do Centro-Oeste do Brasil, sempre em defesa do meio ambiente, da fauna, flora e biodiversidade”, disse Meiners.

Ademais, o carnavalesco explicou também o intuito de a Barroca trazer tal enredo para o Carnaval. “É fazer uma reflexão, para quem assiste nosso desfile, para que esse espírito “Guaicurus” floresça novamente nas pessoas e que elas entendam a necessidade e importância do Pantanal perante ao Brasil e o mundo, conscientizando para o cuidado e a valorização dessa riqueza a céu aberto que a gente possui no país”, contou Rodrigo.

Em 2022, a Barroca Zona Sul se manteve na elite, com 269,5 pontos, ocupando o 10º lugar. Neste ano, o principal objetivo da escola é estar entre as campeãs.

“A expectativa é melhorar o resultado que tivemos no ano passado e, se possível, estarmos dentro das campeãs, entre as cinco melhores escolas. Esse é nosso objetivo para o Carnaval 2023”, disse Ewerton Rodrigo Ramos Sampaio, o Cebolinha, presidente da Barroca Zona Sul.

Na avenida, a escola desfilará com dois mil componentes – divididos em quatro alas – e quatro alegorias, sendo o abre alas acoplado.

A Barroca Zona Sul será a 3ª escola a desfilar pelo Grupo Especial na sexta-feira de Carnaval (17).

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Can I just say what a comfort to discover an individual who actually understands what they’re discussing on the
    net. You certainly understand how to bring a problem to light
    and make it important. More people ought to read this and understand this side of your
    story. It’s surprising you are not more popular
    because you surely have the gift.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo