Matéria

Acervo do Museu em exposição

Entre os dias 3 de agosto e 30 de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h, o Memorial da Inclusão recebe a mostra “Museu do Ipiranga para Todos”, acervo com réplicas acessíveis que podem ser tateadas por pessoas com deficiência visual. O material foi produzido pelo Setor de Atividades Educativas do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, que está fechado desde 2013 para restaurações e adequações que promovam a acessibilidade. Todas as obras podem ser tocadas e contam com audiodescrição e legendas em braile.
Na mostra “Museu do Ipiranga para Todos”, os visitantes podem conferir uma maquete do museu, a réplica de diversos objetos que refletem o modo de vida das famílias paulistanas do final do século XIX e início do século XX, como uma chaleira, jarra de porcelana, urinol, escarradeira, câmeras fotográficas e luvas. Entre as atrações, está a reprodução em metal do famoso quadro “Independência ou Morte” (1888), de Pedro Américo. Outro destaque é a obra “Fundação de São Paulo” (1892), de Benedito Calixto, produzida em resina com relevos. Há também a réplica de uma escultura de D. Pedro I. Além disso, a mostra traz uma projeção da reabertura do espaço previsto para 2022.
O Museu Paulista foi construído no final do século XIX, com o objetivo de homenagear D. Pedro I e a Independência do Brasil. O espaço foi aberto ao público em 7 de setembro de 1895 e atualmente pertence à USP.
O Memorial da Inclusão fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda. Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h. Entrada gratuita.

Artigos relacionados

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo