Acontece

Aceitação: como lidar com os pensamentos e sentimentos negativos

Ansiedade, tristeza, vergonha, culpa, medo, raiva, ressentimento e amargura são algumas das emoções “negativas” que costumamos experimentar em alguns momentos de nossas vidas. Quando somos atacados, é difícil pensar com clareza e sair desse estado emocional. Devemos então tentar combatê-las ou apenas aceitá-las?
Pesquisas realizadas por psicólogos das Universidades de Toronto e da Califórnia revelaram que aceitar experiências negativas está relacionado a um nível mais baixo de ansiedade e depressão, bem como a uma maior sensação de bem-estar e satisfação com a vida. Ela acaba exercendo um papel protetor contra o estresse e situações adversas. O simples fato de aceitar o que acontece, em vez de negá-lo, já diminui seu impacto negativo.
É importante esclarecer que aceitar é diferente de se conformar, resignar e ser passivo. Aceitar é permitir vivenciar a emoção e não relutar contra ela. Envolve não tentar mudar a forma como estamos nos sentindo, mas permanecer em contato com seus sentimentos e aceitá-los pelo que são. Não é nos tornamos vítimas de circunstâncias ou emoções, mas a capacidade de experimentar nossos estados emocionais sem julgá-los e, portanto, sem se sentir culpado ou envergonhado. Trata-se de anotar nossos pensamentos e emoções para deixá-los ir, para que possamos assim minimizar sua influência negativa.
Quando a gente reluta contra aquela experiência da emoção “negativa”, a tendência é de que a gente a mantenha e torne ela ainda mais intensa, ao contrário de quando aceitamos, pois permitimos que ela seja transitória.
Tente fazer o seguinte exercício:
– Não pense em um elefante cor de rosa, com asas e saia azul.
Conseguiu? Provavelmente não…
Isso é um exemplo de que rejeitar pensamentos e emoções só fazem com que eles permaneçam na sua cabeça. Por isso, a proposta da experiência da aceitação é permitir que a vivência de emoções e pensamentos incômodos sejam mais transitórios, eles vêm, mas também se vão.
Assim como sentir “emoções positivas” como alegria, entusiasmos, esperança, orgulho, dentre outras, as emoções “negativas” também fazem parte da condição humana e relutar contra isso será inglório. Por isso, a magia da aceitação está em seu efeito de mitigar as reações emocionais a eventos estressantes. Quanto melhor a resiliência emocional, gradualmente, menor será a presença de sintomas ansiosos e depressivos.

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Hmm it seems like your site ate my first comment (it was extremely long) so
    I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m
    thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog writer but I’m
    still new to the whole thing. Do you have any helpful hints for newbie
    blog writers? I’d certainly appreciate it.

  2. Excellent goods from you, man. I’ve keep in mind your stuff prior to
    and you’re just too great. I actually like what you have received here,
    really like what you are stating and the way through which you are saying it.
    You are making it enjoyable and you continue to care for to stay it smart.
    I can’t wait to read far more from you. That is really a terrific site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo