Nossa Opinião

A coragem exemplar do prefeito

A coragem do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), de revelar aos moradores da cidade que está com um câncer na cárdia, localizada na transição entre o estômago e o esôfago, merece elogios. Jovem, aos 39 anos, o prefeito da maior cidade do Brasil está diante do maior desafio da sua vida e fez questão de compartilhar isso a população.
O prefeito deixou claro que não cabia nesse momento esconder a sua doença. Ele tratou como obrigação contar o que estava passando, afinal se sente responsável por 12 milhões de pessoas que moram na cidade e, segundo as suas próprias palavras, têm o direito de saber a condição que está o prefeito. De fato, esse é o papel do homem público.
Chama atenção como Covas descobriu o câncer. Tudo começou quando ele estava sentindo uma dor no pé e achou que tinha exagerado nos exercícios físicos na academia. O primeiro diagnóstico foi de uma erisipela. Três dias depois, no entanto, o quadro piorou com o aparecimento de uma trombose venosa profunda na perna direita. Pior: os coágulos que estavam na perna foram também para os dois pulmões, provocando uma embolia.
As células de tumor maligno se espalharam e o prefeito tem uma lesão no fígado e nos gânglios linfáticos. Covas, então, optou por um tratamento mais agressivo, com mais efeito colateral. Mas, segundo os médicos que o atendem, o otimismo do prefeito chama atenção. Pelos próximos meses, Covas será submetido a sessões de quimioterapia com três tipos de medicamentos. O tratamento se dividirá em ciclos que serão feitos a cada duas semanas.
Impossível também não lembrar neste momento do avô do prefeito, Mário Covas, governador de São Paulo, que também teve câncer, mas na bexiga. O prefeito tinha 20 anos quando Mário Covas faleceu e, nesse período, morava com o avô. Bruno, inclusive, diz ter aprendido com o avô a lição de que deveria tornar pública a sua doença. E, assim como Mário Covas, o prefeito também não se afastou do cargo.
Mesmo sem energia para trabalhar 14 horas por dia, como fazia antes, Bruno Covas está disposto a trabalhar até 8 horas. Ele vem recebendo vários secretários no hospital e despachando do local por meio de assinatura eletrônica. O momento exige cautela. Disputas políticas têm de ser deixadas de lado. Não à toa, até mesmo os seus adversários demonstraram apoio ao prefeito. A intenção de Covas é que as inaugurações e entregas de obras previstas para os próximos dias sejam mantidas, mesmo sem a presença do prefeito.
Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, exibida no último domingo (3), o prefeito encerrou afirmando com um sorriso no rosto: “Vou sair dessa, vou vencer mais essa”. A força de vontade do prefeito em um momento tão delicado é a mensagem que fica para todos os paulistanos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo