Acontece

Professor do Parque Bristol vai para Angola

Entre os dias 9 e 21 de julho o professor de história, Rodrigo Luis de Oliveira, do CEU EMEF Profª Mara Cristina Tartaglia Sena, DRE Ipiranga, com a professora de Arte, Michelle dos Santos Lomba, do Centro Educacional Unificado (CEU) Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Cândida Dora Pino Pretini participaram do “Intercâmbio Cultural Brasil-Angola”, promovido pelo Projeto Raízes, que atua na promoção, incentivo e divulgação da literatura africana e a integração cultural entre os povos e a Globo Dikulo, organização de Juventude voltada para orientação ocupacional dos jovens.
Rodrigo é professor há 12 anos e atualmente leciona para estudantes entre 11 e 14 anos do fundamental II, no CEU que fica no bairro do Parque Bristol, e definiu a oportunidade do intercâmbio como única. “No cursinho eu já me identificava e me interessava pela temática africana. Muitas coisas que não conhecemos pessoalmente podem ser diferentes. E, comigo foi assim. Estar em Angola foi aprender o tempo todo sobre nós mesmo, e conhecer o nosso passado”, define o professor.
A iniciativa teve a proposta de incentivar a escrita criativa, leitura e o estabelecimento de comunicação entre as crianças dos dois países por meio de cartas em que relatam seus sonhos, ações do cotidiano. “Os nossos alunos escreveram cartas e lemos para os estudantes em Angola, que responderam essas cartas. O conteúdo se tornou um livro que foi para a biblioteca das escolas”, explicou Rodrigo.
O professor foi selecionado com mais 21 brasileiros, entre educadores e artistas, para participar de oficinas de teatro e encontros de mediação de leitura nas cidades de Cazenga, Luanda e Benguela. Durante o intercâmbio, os educadores ministraram oficinas de teatro e mediação de leitura e participaram de conferência sobre Pedagogia Teatral e do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA) com a intervenção urbana “Deslimitadas” da Coletiva Deslimitadas, premiada e reconhecida na programação do festival. Os professores também fizeram doação de livros para a escola “Viva Paz”, para o Coletivo Ombaka, em Benguela e para a biblioteca comunitária da ANIMART, no Cazenga.
O s estudantes brasileiros gravaram vídeos para as crianças angolanas que os receberam e responderam com muito entusiasmo. Os acadêmicos das Academias Estudantis de Letras (AEL) Dinha, da DRE Ipiranga, DRE São Mateus e Monteiro Lobato, também participaram do projeto.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo