Matéria

Caminhada pede paz pelas ruas do Heliópolis

Moradores de Heliópolis, movimentos sociais, igrejas e escolas da região realizaram, na quinta-feira (7), a 20ª Caminhada pela Paz, organizada para chamar a atenção da população para a urgência do combate à violência contra as populações pobres. O ato pediu o fim do genocídio de jovens negros e mulheres na periferia das cidades.
A exemplo disso o CCA Parceiros da Criança um projeto social da UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região, estampava em sua bandeira a frase “De Leonarda à Marielle, ninguém irá nos calar”, denunciando a brutal violência contra as mulheres.
Simbolicamente, as crianças caminham por volta de 40 minutos pelas ruas da comunidade carregaram girassóis, numa referência ao nome Heliópolis, que tem origem grega e significa “cidade do sol”.
Segundo os organizadores, a ideia é que, desde cedo, os futuros cidadãos aprendam que não podem se calar ante as injustiças. Apesar da pouca idade, muitas crianças que estavam no evento elas já aprenderam o significado da palavra feminicídio. “Essas crianças vieram representar todas essas mulheres que são vítimas de feminicíidio. Hoje elas vieram com indignação sobre o que acontece com as mulheres e que de alguma forma a sociedade está tentando calar novamente”, disse Nicolau de Jesus, educador social da Unas.
“Embora a gente saiba que o nosso trabalho é ‘de formiguinha’, um trabalho de convencimento, é essencial e importantíssimo, pois sem ele é barbárie completa mesmo. A gente acredita que é função da educação travar um embate direto para desconstruir o discurso de que a violência é algo natural, porque não é natural”, afirma Marília de Santis, gestora do CEU Heliópolis.
Um grupo de ativistas do Paraná se juntou aos manifestantes na passeata. “Hoje nós somos fãs da Heliópolis, como um projeto que faz a diferença e que nos próximos anos o mundo vai descobrir”, diz Valdo José Cavallet, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“A paz parte do trabalho realizado com as crianças, a paz é como uma semente e deve ser regada diariamente dentro dos projetos e equipamentos educacionais, os temas que essa criançada estão levando para as ruas hoje, me enchem de esperançaem um país melhor’, ressalta Antonia Cleide Alves, Presidente da UNAS.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and
    was wondering what all is required to get
    setup? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very internet savvy so I’m not 100% sure.
    Any tips or advice would be greatly appreciated. Kudos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo