AconteceDestaqueMatéria

Baccarelli fornece refeições para crianças e jovens em Heliópolis

O presidente Lula tem afirmado que um dos seus maiores desejos, como chefe da Nação brasileira, é que cada brasileiro, consiga, com o fruto de seu trabalho, realizar três refeições, por dia.

Esse, também, é o objetivo do Restaurante Baccarelli inaugurado pelo Instituto Baccarelli. Porém, ao contrário do presidente Lula, o Instituto Baccarelli, com apoio da iniciativa privada e de centenas de doações de pessoas físicas e empresas, tem como meta oferecer 37 mil refeições por mês, porém de forma gratuita.

O objetivo é fazer frente de combate à fome em Heliópolis – oferece refeições diárias para crianças e jovens da maior comunidade de São Paulo, com o conceito de aproveitamento total de alimentos, fomentando a empregabilidade com curso de cozinha profissional para mulheres, em parceria com a Gastronomia Periférica.

A iniciativa é conjunta do Instituto Baccarelli, da própria Gastronomia Periférica

e da Hellmann’s. O projeto, além oferecer refeições gratuitas para alunos do Instituto, também entrega marmitas completas para as famílias atendidas.

O projeto caminha para que aconteçam três refeições por dia e sejam entregues 300 cafés da manhã ou da tarde, além de 100 almoços e 750 marmitas completas para as famílias. Atualmente, o local está em fase inicial, e apenas oferece café da manhã, almoço e café da tarde.

Visando também um modelo sustentável e minimizando o desperdício, boa parte dos insumos utilizados no preparo das refeições é doada pelo Unidos Pela Comida, programa da Hellmann’s, marca da Unilever.

O Instituto Baccarelli e a Gastronomia Periférica têm como objetivo a transformação social por meio da educação — um, por meio da cultura; outro, por meio da gastronomia. Em conjunto, estão realizando um curso de capacitação voltada para moradores de Heliópolis.

Algumas alunas serão contratadas para trabalhar no próprio Restaurante, e a outra parcela estará preparada para ingressar no mercado, já que, além da formação propriamente gastronômica, o curso oferece também uma qualificação para além da cozinha, abordando temas como letramento digital, educação financeira, empreendedorismo, entre outros.

Essa confluência de interesses tem em comum os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – pacto global do qual tanto Gastronomia Periférica quanto Instituto Baccarelli são signatários. Com o Restaurante Baccarelli, a favela de Heliópolis entra de vez na luta pela erradicação da fome.

“A crise socioeconômica pegou forte aqui em Heliópolis, e percebemos que o Instituto Baccarelli deveria ter um compromisso inegociável e permanente com o combate à fome e à insegurança alimentar. Por isso, iniciamos uma campanha para arrecadar recursos e doações, que eram convertidas em cestas básicas para nossas famílias. Mas para ter uma real autonomia nessa frente precisávamos ter nosso restaurante de volta à ativa. Esse momento chegou, e não poderíamos estar mais bem acompanhados, com a parceria da Gastronomia Periférica e o patrocínio da Hellmann’s, empresa da Unilever, e da B3”

O resultado dessa união é um projeto ambicioso e muito bem fundamentado. Somando o sólido trabalho do Instituto Baccarelli, estabelecido há mais de 26 anos em Heliópolis, com a trajetória da Gastronomia Periférica, hoje presente em 17 estados brasileiros. Com isso o Instituto aposta alto na potência da periferia, levando comida, educação e uma nova possibilidade de futuro para moradores de Heliópolis e região. Informações sobre como participar do projeto do Restaurante Baccarelli podem ser obtidas através do site: https://www.institutobaccarelli.org.br/campanha.

O Instituto Baccarelli fica na sede do Instituto, localizada na Estrada das Lágrimas, 2317.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo