AconteceMatéria

Morre Ligeirinho, o Repórter número 1


Arlindo Ribeiro, o popular Ligeirinho, faleceu na manhã desta segunda-feira (29). Ligeirinho tinha 80 anos. Jornalista profissional, ele atuou nos principais jornais de São Paulo e do Paraná, onde começou sua carreira como locutor de rádio. Talentoso e muito rápido na apuração dos fatos, ganhou o apelido de Ligeirinho na redação do Diario do Grande ABC, onde trabalhou entre os anos de 1975 e 1978.
Ligeirinho foi o primeiro repórter do Ipiranga News, onde chegou nos primeiros dias de outubro de 1997 com a missão colaborar na elaboração um jornal que despertasse a atenção do ipiranguista com temas voltados para a necessidade de todos. Graças a sua determinação na apuração dos fatos, a população do Ipiranga passou a ter voz através de suas reportagens e se expressar fazendo valer o artigo 5º da Constituição Federal, onde diz que a Liberdade de Expressão é um direito inalienável de todos.
Com suas reportagens, Ligeirinho desarmou uma bomba que colocava em risco a vida de milhares de ipiranguistas que transitavam pela rua Silva Bueno, a principal artéria comercial do bairro. Com apoio da subprefeitura alguns comerciantes haviam instalados portais com armação de ferro em vários pontos do bairro. Sua intuição fez com que ele percebesse que, em dias de chuva esses portais poderiam se transformar em pára raios e matar comerciantes e transeuntes, na rua Silva Bueno, e em suas transversais.
Depois de ouvir engenheiros de segurança e levar alguns in loco, recebeu como diagnósticos que os portais, na verdade eram uma arma mortal para a população. Sem saída e não tendo como contestar o diagnostico dos engenheiros, a subprefeitura mandou arrancar todos os portais.
Entre as várias homenagens que Ligeirinho recebeu, uma das que mais tinha orgulho foi o título de cidadão diademense.
.
Além do Ipiranga News, Ligeirinho foi assessor de Imprensa das prefeituras de Diadema e Bragança Paulista. Em 1980 deixou a prefeitura de Diadema para fundar seu jornal, o JORNAL DO PLANALTO. Trabalhou três anos na Assessoria de Imprensa da UGT (União Geral dos Trabalhadores) na Agência Folhas de Notícias Ltda, do Grupo Folhas.(São Paulo), no Diario Popular e também foi colunista social do jornal Diadema Jornal(Diadema) e do ex- jornal Notícias Populares(São Paulo).
LITERATURA
Na condição de escritor foi autor do livro biográfico “Oswaldo Giannotti: O Pacificador”, que conta a vida do falecido vereador Giannotti, da Câmara Municipal de São Paulo, Capital. Atualmente ele estava trabalhando na elaboração de um livro de contos.

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. I loved as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored subject matter
    stylish. nonetheless, you command get got an impatience over that you wish be delivering the following.
    unwell unquestionably come further formerly again as
    exactly the same nearly very often inside case you shield this increase.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo