Matéria

Você sabia que pet também pode doar sangue?

Muita gente não sabe, mas a doação de sangue é também um ato de amor entre os pets. Cães e gatos saudáveis podem ser doadores e ajudar a salvar a vida de outros pets.
Segundo Tatiana Braganholo, médica veterinária e gerente de serviços técnicos Pet da MSD Saúde Animal, além de anemias, doenças crônicas e perdas de sangue causadas por acidentes, um dos principais problemas que podem levar a transfusão de sangue são as doenças transmitidas pelo carrapato, que muitas vezes atingem a medula óssea do pet.
Antes da doação, o veterinário realiza alguns exames e avalia os requisitos básicos para confirmar a viabilidade do procedimento, que não causa nenhum prejuízo à saúde dos pets saudáveis. A quantidade de sangue extraída de cães de grande porte, por exemplo, não ultrapassa 450 mililitros. Muitas vezes, o animal recebe um sedativo leve para que se mantenha tranquilo durante a extração. Normalmente, hospitais veterinários universitários realizam o procedimento de coleta e mantêm em suas estruturas bancos de sangue.
Vale lembrar que cães e gatos têm pré-requisitos diferentes para a doação. Para os cachorros é necessário pesar mais de 27 kg; estar com vacinação e vermifugação em dia; ter entre um e oito anos; não pode estar doente e as fêmeas não devem estar prenhas, amamentando ou no cio. Já os gatos devem possuir todos os requisitos acima com diferença no peso e idade, já que os felinos devem pesar mais de 4 kgs e ter entre um e sete anos de idade para ser um doador.

Artigos relacionados

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo