AconteceDestaqueMatéria

SP terá botão alerta de perigo em escolas da capital

O “Botão AlertaSP”, aplicativo de segurança desenvolvido para situações de perigo em escolas da capital paulista foi anunciado na manhã de hoje (19) pelo prefeito Ricardo Nunes. A novidade faz parte de um conjunto de ações que estão sendo tomadas contra a violência nos âmbitos escolares.

O aplicativo,  já nessa quinta-feira (20), estará disponível para 4 mil escolas da cidade e poderá ser baixado no celular. A utilização do “botão” será restrita à profissionais da educação, como diretores, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos.

De acordo com a Prefeitura, o APP poderá ser utilizado tanto por escolas particulares, quanto públicas de forma gradativa e deverá chegar às mãos de 130 mil professores da rede municipal de ensino até o final de maio. Inicialmente, o acionamento pelas unidades de ensino poderá ser realizado por 10 mil profissionais já cadastrados previamente.

Conforme o andamento dos trabalhos, o aplicativo deverá atender a 8 mil escolas das redes pública e particular da capital.

Assim que acionado o botão, equipes da GCM e da PM receberão o chamado e irão realocar uma equipe até o local onde o perigo aconteceu, segundo o prefeito Ricardo Nunes. “Este dispositivo vai se comunicar rapidamente com a nossa Guarda Civil Metropolitana e também com a Polícia Militar”, explicou o prefeito. Em casos de necessidade, haverá integração, também, com o SAMU.

“Nessa data, a Prefeitura de São Paulo traz e faz a apresentação da tecnologia e do botão “AlertaSP”, onde os funcionários das redes, municipal, estadual e privada de educação poderão ter acesso a este aplicativo”, comentou ainda, Ricardo.

O prefeito acredita que a ação do “BotãoSP” não será necessária, se a cultura de paz for fortalecida para evitar que novas atrocidades em unidades escolares aconteçam. “Temos muita fé de que não vai ser preciso utilizar esse aplicativo. Nossa grande missão é que a gente possa fazer de tudo para evitar que o botão seja acionado. É fortalecer nossa cultura de paz. Os vínculos com a comunidade escolar. Com isso, vamos com certeza evitar muitos problemas na nossa cidade, se Deus quiser no nosso Estado e no Brasil. Vamos incentivar a paz, o amor e o carinho”, disse Nunes.

Bruno Lima, Secretário de Inovação e Tecnologia afirmou que, em torno de 15 dias, um botão, de fato, será disponibilizado aos profissionais da educação, o qual será vinculado à conta do educador. A Prefeitura ainda não definiu, porém, quantos botões serão destinados às escolas. A ideia é que três integrantes das posições já citadas na matéria – vinculados ao colégio fiquem com o dispositivo.

Durante a coletiva de imprensa, concedida após o evento, que aconteceu na Escola EMEF Major Silvio Fleming, na Vila Prudente, a reportagem do Jornal Ipiranga News questionou se haverá um contingente suficiente de GCMs, PMs e até mesmo veículos do SAMU para atender às demandas do “AlertaSP” e continuar atendendo à outras necessidades da população. Elza Paulina de Souza, Secretária Municipal de Segurança Urbana, afirmou que sim. “Com certeza”. Ela disse ainda que um teste será realizado e em até cinco minutos as equipes de guarda chegarão ao destino. “Não passa de 5 minutos”, garantiu.

A solicitação do “AlertaSP” deverá ser realizada após um cadastro inicial, inserido no aplicativo, seja por um login já existente, através do SP156 ou um cadastro com o preenchimento de dados pessoais. O profissional da instituição, previamente cadastrado poderá acionar o botão sem demora.

Um regramento interno relacionado ao aplicativo está sendo disponibilizado pela Secretaria Municipal da Educação (SME).

Artigos relacionados

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo