Destaque

Sobre o Museu do Ipiranga

O Museu Paulista pertence à Universidade de São Paulo, e faz parte do conjunto de museus estatutários da Universidade. Ele foi integrado à USP em 1963, e desde então o Edifício-Monumento (popularmente conhecido por Museu do Ipiranga), passou a ser administrado pela Universidade.
O museu fechou em 2013, pois estava ameaçado de desabar em função das precárias condições de manutenção. Para preservar seu acervo de um possível desabamento do museu, milhares de itens foram retirados e distribuídos em outros imóveis no bairro. Além do Museu do Ipiranga o Museu Republicano de Itu, extensão no interior paulista, também é administrado pela Universidade de São Paulo. Atualmente, o Museu Paulista da USP possui um acervo com cerca de 450 mil itens, a partir dos quais promove seus cursos, palestras e eventos acadêmicos e culturais.
No Ipiranga, ele possui outros imóveis como a Biblioteca, o Centro de Documentação Histórica e as atividades educativas, acadêmicas e de cultura e extensão da unidade. Em Itu, além da sede expositiva, compõem ainda o Museu Republicano o Centro de Estudos, conhecido por “Casa do Barão”, que abriga a Biblioteca, os setores de Documentação Textual, Iconografia e Objetos e a área administrativa, e a Casa da USP, espaço de reserva dos acervos.
Atualmente o museu do Ipiranga passa por ampla restruturação, patrocinada por 21 empresas, que estão investindo até 210 milhões, graças a renúncia fiscal apoiada pela lei Rounet. O conjunto completo, incluído o Jardim Francês, será entregue em 2022, quando da comemoração do Bicentenário da Independência.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo