AconteceDestaqueMatériaSaúde

Sábado, dia 7, é Dia D de Multivacinação

No dia 7 de outubro, haverá o dia D de multivacinação, com abertura das 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) para verificação do esquema vacinal e atualização de carteirinhas.

O objetivo é elevar as coberturas vacinais, reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução de doenças erradicadas. Durante a campanha, serão ofertadas vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Essa é mais uma oportunidade aos pais e responsáveis para assegurarem mais saúde e qualidade de vida aos seus filhos”, diz o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Raquel Ayoub Rondena aproveitou a campanha e levou o filho Samuel, 9 anos, para tomar a vacina do HPV na Escola Estadual Alcides da Costa Vidigal. “Eu acho muito importante fazer campanhas nos finais de semana. Tenho mais dois filhos, o Matheus, de 7, e o Benjamin de 4, que estão com as carteirinhas em dia”.

Neste sábado (30), a multivacinação ocorreu nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h. De segunda a sexta, a população pode se vacinar nas UBSs e AMAs/UBSs, também das 7h às 19h. Estão sendo aplicadas vacinas como Influenza, Covid-19, hepatites,  febre amarela e meningite.

Durante a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde intensificará a busca ativa de faltosos à vacinação, estratégia já adotada rotineiramente pelas unidades. Na busca ativa é feita a identificação de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização, e disponibilizada às UBSs para que possam executar ações de busca ativa de crianças com vacinação em atraso, em suas respectivas regiões.

Entre as principais atividades da busca ativa estão as ligações telefônicas e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACSs).

Além disso, a SMS intensificará as ações de atualização vacinal de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio por meio da entrega da declaração de vacinação atualizada (DVA) para utilização no ato da rematrícula nas escolas municipais.

A DVA é um documento emitido pelas UBSs, regulamentada desde 2021, que visa controlar a situação vacinal dos educandos e garantir a imunização completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente, contribuindo, assim, para a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis. No documento consta também a data de retorno à UBS para cumprimento do calendário vacinal estabelecido.

Desde agosto deste ano, o Programa Municipal de Imunizações (PMI) adotou uma ferramenta que notifica, por meio de mensagens de texto (SMS), munícipes que estão em atraso vacinal e sobre as próximas datas de imunização. Os avisos são enviados para pessoas que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo