AconteceDestaqueMatéria

Xavier Curado recebe ação para eliminar escorpiões

Xavier Curado recebe ação para eliminar escorpiões

Há 15 dias, uma infestação de escorpiões apavorou moradores da Rua Xavier de Almeida, a qual é conhecida por constante aparição do aracnídeo. Para eliminar a espécie, que pode colocar em risco a saúde dos munícipes, a agência de vigilância sanitária, Subprefeitura do Ipiranga e a LocatSP realizaram uma caça aos escorpiões no local.

O acontecimento consistiu em um tratamento com aplicação de veneno ao invés do procedimento de catação feito anteriormente.

Segundo o responsável pela operação, Biólogo da Divisão de Vigilância de Zoonoses, Gladyston Costa:

“O procedimento de catação ele não vem mais surtindo tanto efeito assim, então, desta forma nós estamos testando um tratamento com aplicação de veneno… Nós temos observado que de fato estamos tendo um grande sucesso nesse controle… O que esperamos com isso é que a população não tenha risco de sofrer qualquer tipo de acidente com estes escorpiões… Então com esse trabalho a gente pretende eliminar esse problema”.

Apesar do uso de veneno, alguns escorpiões foram levados à laboratório para realizar a extração de veneno na busca do antidoto.

De acordo com Elizabeth Camhaji, 62 anos, moradora da Xavier Curado a qual foi entrevistada pela reportagem do Jornal Ipiranga News quando houve a infestação, a ação de combate ao bicho foi longa e produtiva. “Eles falaram [com os moradores] e fizeram a limpeza. Colocaram veneno. Demoraram bastante na limpeza dos bueiros, das bocas de lobo. Foi uma coisa bem-feita”, explicou ela.

Preocupada com a massiva aparição dos escorpiões, Camhaji, agora, fica mais tranquila após o tratamento realizado pelas autoridades e contatará os responsáveis, novamente, no próximo ano, para que tal ação aconteça novamente e “impeça” a aparição indesejada dos aracnídeos.

“Eu fiquei muito aliviada mesmo. Agora, vamos esperar este ano e ano que vem, vou tentar entrar em contato com eles para fazer, de novo, o mesmo procedimento, para que eles [escorpiões] não voltem a aparecer”, afirmou.

A moradora frisou ainda, que os escorpiões “realmente não apareceram mais” após a ação de combate. “A única coisa que apareceram foram as baratas, que ficam “loucas””, apontou.

Joacir Pedro (55 anos), proprietário da Banca da Independência, localizada na Xavier, também comemorou o acontecimento de combate. “Com certeza o pessoal da região está sentindo um pouco mais de confiança”.

Assim como Elizabeth, Pedro afirmou que após a ação, não apareceram mais escorpiões. “Quando eles vieram, pegaram uma meia dúzia de escorpião, mas depois não apareceu mais”.

A ação foi bem vista, também, por moradores de outras ruas do Ipiranga, que pedem mais atividades semelhantes em outras regiões do bairro, pois, com a proliferação desenfreada dos escorpiões, estes estavam aparecendo em mais locais, colocando em risco a vida dos moradores do bairro.

A equipe de reportagem o Jornal Ipiranga News contatou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para saber se existem mais ações planejadas para outras regiões do Ipiranga e foi informada, através de nota, que “a capital conta com um programa de controle de escorpiões que consiste na orientação de medidas preventivas, na averiguação e busca ativa de locais com ocorrências de escorpiões”.

A Secretaria ressalta que “o munícipe que encontrar um escorpião em sua casa pode abrir uma solicitação por meio do telefone 156 ou diretamente pelo portal de atendimento SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br), escolhendo a opção “animais”, o assunto “animais que podem causar doenças e agravos à saúde” e o serviço “denúncia de local com escorpião””.

O informativo alerta: “todos os escorpiões possuem veneno e podem injetá-lo por meio do ferrão. A gravidade do envenenamento pode variar conforme a espécie, o local da picada e a sensibilidade do acidentado, sendo crianças e idosos os grupos mais vulneráveis”.

“Em caso de acidente, o munícipe deve se dirigir a unidade de saúde mais próxima”, aponta a nota, ainda, sem responder, porém, à pergunta central realizada pela reportagem.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. I loved as much as you’ll receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored material stylish.

    nonetheless, you command get bought an impatience over that
    you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again as exactly the same nearly a lot often inside case you shield this increase.

  2. We’re a group of volunteers and starting a new scheme in our community.
    Your web site provided us with useful info to work on. You have performed a formidable job and our entire
    group can be thankful to you.

  3. Hello, I think your blog might be having browser
    compatibility issues. When I look at your blog in Firefox, it looks fine but when opening in Internet
    Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, fantastic blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo