Matéria de Capa

Promessa não foi cumprida e Parque continua abandonado

Os ipiranguistas, acreditaram e até ficaram otimistas com as promessas do Prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), para o Parque da Independência. Mas a alegria durou pouco. As promessas não saíram do papel e a decepção tomou conta daqueles que esperavam que João Doria não fosse mais um prefeito a prometer e não cumprir.
O anúncio da revitalização foi feito no dia da Independência, 7 de setembro deste ano, ao lado do prédio do Museu da USP e acompanhado por centenas de frequentadores do Parque e por ipiranguistas otimistas com o prefeito, que foi eleito no primeiro turno e se transformou numa fonte de esperança para o paulistano na reorganização e recuperação da cidade e, principalmente pelos ipiranguistas, depois do anúncio de Doria para recuperar a principal área de lazer do bairro.
Na ocasião, Doria afirmou que as ações contemplavam a colocação de câmeras para impedir o roubo de maquinário: “as câmeras de segurança vão funcionar 24 horas por dia”, revitalização do Jardim Francês, reparos no playground, na área de piquenique, nos sanitários e nas áreas do entorno da Casa do Grito. Também estavam na extensa lista de melhorias, instalações de lixeiras. Além da tão esperada reforma da fonte, que por muitos anos foi a ‘menina dos olhos dos ipiranguistas’ e cenário dos principais eventos do bairro, mas que foram abandonadas pelo poder público e hoje fazem parte de um cenário triste para os frequentadores do Parque da Independência
O investimento anunciado foi estimado em R$ 1.200.000,00 e, de acordo com o prefeito, seria bancado pela iniciativa privada. As obras tiveram início no dia 12 de setembro e seriam finalizadas, de acordo com as palavras de Doria, no dia 20 de dezembro. O Ipiranga News acompanhou a movimentação durante esse período e esteve no Parque na quarta-feira (20), data estimada para entrega da obra e encontrou o mesmo cenário de 3 meses atrás. O Parque continua com iluminação precária, sem câmeras de monitoramento, as lixeiras não foram instaladas e os jardins estão sem manutenção. Um grande símbolo do Parque, as fontes também continuam desativadas. A tão esperada revitalização do chafariz frustrou os frequentadores do local e ipiranguistas como o engenheiro Milton Batista Novais, que acompanhou de perto as promessas do prefeito: “a fonte está totalmente abandonada. Isso aqui é o quintal da nossa casa e, portanto, temos que assumir a bandeira. Não podemos deixar as coisas abandonadas como estão, Fiquei feliz quando o prefeito anunciou as obras e agora estou triste pois nada foi feito”. De todas as obras anunciadas pelo prefeito, apenas os banheiros foram reformados, mesmo assim foi uma pequena melhoria pois, segundo os frequentadores, eles se encontravam em bom estado. “Os banheiros estavam, em bom estado, mas agora ficaram melhor. Mas dá tristeza ver o estado de abandono do Parque das Independência”, diz a Dra Marilda, ipiranguista e frequentadora do Parque da Independência há mais de 50 anos. “eu era criança e vinha aqui trazida por meus pais. Fico triste com o estado de abandono do Parque”, sentência,
No dia do anúncio da revitalização, o prefeito ressaltou a importância da obra. “Estamos nos aproximando dos 200 anos da Independência do Brasil. Temos uma celebração importante e a prefeitura vai cumprir a sua obrigação de recuperar o Parque da Independência. Os jardins, o piso, a iluminação, as câmeras de segurança e também os chafarizes”, disse.
O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, é o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista. O museu foi inaugurado oficialmente em 7 de setembro de 1895 com o nome Museu de História Natural. Este importante símbolo da Independência do Brasil está vinculado à Universidade de São Paulo desde 1963, como uma instituição científica, cultural e educacional que exerce pesquisa, ensino e extensão com atuação no campo da História.
É responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro “Independência ou Morte”, pintado pelo artista Pedro Américo, em 1888.

Ninguém quer falar da revitalização

Depois de receber inúmeras queixas de frequentadores do Parque da Independência e de ipiranguistas reclamando da não realização das obras anunciadas pelo prefeito João Dória,o Ipiranga News procurou a Prefeitura para obter informações sobre o caso, e não teve qualquer resposta.
1- No dia 12/112, ligamos para a assessoria de imprensa da Prefeitura e fomos orientado a encaminhar um e mail com a demanda.
2 – No mesmo dia, às 09h03 encaminhamos um e-mail para imprensa@prefeitura.sp.gov.br, com a solicitação.
Logo em seguida recebemos uma ligação informando que a obra, por ser realizada com apoio da iniciativa privada, estava a cargo do senhor Cláudio Carvalho de Lima, secretário de investimento social, mas que a secretaria havia sido extinta. E não deu mais informação.
Sem obter resposta objetiva da imprensa da Prefeitura, mas com o compromisso de dar uma resposta para as centenas de reclamações, através de telefone ou de pessoas que vem ao jornal, fizemos mais uma tentativa na Secretaria do Verde e Meio Ambiente no dia 13/12 e fomos atendidos por uma pessoa que se identificou como Lucas. Muito gentil ele pediu que fosse encaminhado um e-mail com a solicitação, o que foi feito às 14h02 para o e-mail svma_imprensa@prefeitura.sp.gov.br.
Até o fechamento dessa edição, às 21h do dia 20/12/2017. Ninguém deu resposta por que as obras prometidas pelo prefeito não foram realizadas até agora.
A população aguarda uma resposta do prefeito João Dória à promessa feita ao bairro.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo