Psico News

Perfeccionismo ajuda ou atrapalha?

“Complicada e perfeitinha” já dizia a música. Ao contrário do que muitos imaginam, ser perfeccionista não é propriamente um diferencial positivo de perfil. Essa característica pode acarretar muitos prejuízos e sofrimento emocional para o indivíduo.
Por definição, o perfeccionismo é um traço de personalidade que envolve a tentativa constante de ser o melhor em tudo que faz, com um medo excessivo de cometer erros. Estas pessoas consideram a perfeição como imprescindível para seu bom desempenho e acreditam que caso se desvincule dela estará fadado ao fracasso. A partir daí, acabam por se tornar um eterno frustrado, uma vez que a perfeição é inatingível!
A interpretação dicotômica (8 ou 80) é a sua lente para enxergar o mundo de maneira distorcida. Para ele, não existe meio termo. De um lado existem as pessoas perfeitas e do outro as que são totalmente displicentes, negligentes e despreocupadas. Também não é incomum estarem mais preocupados em manter as aparências, em se mostrar superior do que com o resultado em si.
As pessoas que funcionam neste padrão são acometidas por um modelo mental muito rígido, no qual o faz acreditar que nossas características são aspectos fixos, natos e, por isso, inalteráveis. Assim sendo, acabam por desvalorizar o esforço e o processo de aprendizagem e aperfeiçoamento. Costumam apresentar regras como: “se está me demandando muito esforço, então isso não deve ser pra mim”, “se não estou 100% pronto para fazer tal coisa, então melhor nem começar a fazer”, “se não vai sair perfeito como quero, então não vou nem tentar”.
O círculo vicioso do perfeccionista ocorre da seguinte maneira: traçam expectativas muito altas e na maioria das vezes irrealista e inatingíveis, ao desempenharem, inevitavelmente cometem alguma falha e não alcançam o esperado, com isso experenciam o insucesso e reforçam crenças de incapacidade, inadequação e não estima. Então, colocam metas mais altas, para que possam executar com mais perfeição, na tentativa de comprovar sua capacidade e novamente já sabemos quais serão os próximos passos.
Um outro modelo muito comum de funcionamento dos perfeccionistas é que acabam procrastinando (adiando) a realização de algumas tarefas importantes, por acreditarem não estar aptos para tal e, caso demande muito esforço, significa que o resultado provavelmente não sairá como gostaria (perfeito!). Então, crê que é melhor deixar para lá e fazer em outro momento, quem sabe quando estiver 100% preparado, o que sabemos que nunca ocorrerá.
Seja pela estratégia da falha ou da procrastinação, em ambos o perfeccionista está diante de expectativas irrealistas, que facilmente não serão atingidas, o que o faz se deparar com o fracasso, a frustração, gerando assim sentimento que não toleram e que os faz cair numa crise de tristeza, agressividade e culpa.
Como se pode ver, esse modelo mental pode trazer uma série de prejuízos. Nestes casos, com a ajuda da terapia cognitivo-comportamental o indivíduo perfeccionista compreenderá os motivos de seu comportamento e aprenderá a admitir que seu perfeccionismo, aquilo que considera uma qualidade, é escravização e está fundamentado na falta de autoconfiança. Aprenderá a ter uma visão mais flexível para aceitação das frustações, passará a reconhecer os processos de aprendizagem e desenvolvimento, para assim criar uma expectativa mais realista dos fatos, baseadas em seu potencial e não em parâmetros inatingíveis. Com todas essas mudanças de perspectiva, se sentirá mais confiante e arriscará mais na busca pelo sucesso, uma vez que não atribuirá o fracasso como uma falha pessoal, mas sim como parte de um processo para atingir melhores resultados. Poderá se tornar ainda mais produtivo, sentir prazer em fazer as coisas bem-feitas e não perfeitas, buscando alcançar a tão sonhada excelência!
É importante lembrar, que este padrão de funcionamento do perfeccionismo não se aplica somente para realização de tarefas, projetos ou atividades, mas também para visão de mundo, como: educação dos filhos, carreira profissional, relações interpessoais, etc.
“O perfeccionismo não existe. Entender isso constitui o triunfo da inteligência humana: a expectativa de alcança-lo é o tipo de loucura mais perigosa.” (Alfred de Musset)

Artigos relacionados

19 Comentários

  1. Do you mind if I quote a couple of your articles as long as I
    provide credit and sources back to your website? My blog site is in the exact
    same niche as yours and my visitors would really benefit from some
    of the information you provide here. Please let me
    know if this alright with you. Many thanks!

  2. Normally I do not read article on blogs, however I wish
    to say that this write-up very compelled me to take a look at and do it!

    Your writing style has been amazed me. Thank you, very great article.

  3. Undeniably imagine that that you stated. Your
    favorite justification appeared to be on the net the easiest
    thing to understand of. I say to you, I definitely get annoyed at
    the same time as people consider concerns that they just don’t realize about.
    You controlled to hit the nail upon the highest and
    also defined out the whole thing without having side-effects
    , people can take a signal. Will likely be again to get more.
    Thank you

  4. Heya! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few
    months of hard work due to no backup. Do you have any solutions to prevent hackers?

  5. First off I would like to say fantastic blog! I had a quick
    question that I’d like to ask if you do not mind. I was interested to
    know how you center yourself and clear your thoughts before writing.
    I’ve had a difficult time clearing my thoughts in getting
    my thoughts out. I do enjoy writing but it just seems like the
    first 10 to 15 minutes are usually lost simply just trying to
    figure out how to begin. Any recommendations or hints?
    Many thanks!

  6. Just desire to say your article is as amazing.
    The clearness in your publish is simply spectacular and i
    could assume you are knowledgeable in this subject. Fine together with your permission let me
    to clutch your RSS feed to stay up to date with impending post.

    Thanks a million and please keep up the gratifying
    work.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo