AconteceMatéria

Pela primeira vez, Zoológico de São Paulo mostra ao público a arara-azul- de-lear, espécie ameaçada de extinção

O Zoológico de São Paulo acaba de inaugurar um novo espaço e, pela primeira vez, apresenta ao público a arara-azul-de-lear, classificada como Em Perigo (EN) de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A instituição trabalha para conservar a espécie, que é endêmica da região da Caatinga baiana há 35 anos. Estima-se que a população em vida livre seja por volta de 2200 indivíduos.

No ambiente, construído especialmente para as aves, há quatro araras-azuis-de-lear: Felipe, Luca, Antonio e Benjamin, que têm entre 6 e 8 anos, e são filhos de Maria Clara e Francisco, pais também de Teobaldo, primeiro indivíduo nascido em um Zoo na América Latina, em 2015.

Fernanda Vaz, bióloga chefe do setor de aves do Zoológico de São Paulo, explica que é importante que o visitante veja o nosso trabalho. “Quando o Teobaldo nasceu, foi um retorno muito importante, porque é resultado de muito trabalho e dedicação com essa espécie para que a gente conseguisse a reprodução de 19 aves até o momento”, conta a bióloga.

Mara Marques, bióloga de pesquisa e conservação do Zoológico de São Paulo, diz que poder mostrar a arara-azul-de-lear para o público é um marco. “Para nós, durante esses anos, trabalhando com iniciativas de conservação não só dessa espécie, mas de outras, e poder mostrar essas aves para os nossos visitantes é muito importante, não só para o Zoológico de São Paulo, mas para a conservação das Araras-azuis-de-lear” celebra Mara.

O Zoo SP trabalha com ações e iniciativas de conservação para a espécie e desenvolve protocolos e manejo, além de trocar experiências para que toda informação técnica e científica seja disponibilizada e compartilhada com todas as instituições e pesquisadores.

Cinco indivíduos da espécie que nasceram no Zoo já foram encaminhados para o Programa de Revigoramento Populacional do Boqueirão da Onça, na Bahia, coordenado pelo Grupo de Pesquisa e Conservação da arara-azul-de-lear.

O Zoológico de São Paulo fica na Avenida Miguel Estefano, 4241, e funciona das 9h às 17h.

Artigos relacionados

11 Comentários

  1. Hey would you mind stating which blog platform you’re using?
    I’m planning to start my own blog in the near future but I’m having a difficult time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m
    looking for something completely unique.
    P.S My apologies for getting off-topic but I had to ask!

    Take a look at my site :: sumatra slim belly tonic reviews 2024

  2. I’m now not certain where you’re getting your info, but good topic.
    I needs to spend a while learning more or understanding
    more. Thanks for great information I used to be searching for this information for
    my mission.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo