Beleza & Estética

Pedalar está na moda e faz bem

O uso da bicicleta como meio de transporte e bem-estar vem aumentando cada vez mais. Desde que foi decretada a pandemia, muitas pessoas para evitar as aglomerações em transportes públicos optaram pela bike. E isso é bom, ajuda a controlar a pandemia, uma vez que são menos pessoas em transportes fechados. Mas, também faz muito bem para a saúde, pois pedalar aumenta a qualidade de vida e é muito bom. Faz bem para a saúde e mantém o peso no lugar certo.

Andar de bicicleta traz mais benefícios às pessoas do que é possível imaginar. Poupamos dinheiro e economizamos combustível, apreciamos a vista da cidade, evitamos congestionamentos, adquirimos mais equilíbrio, tomamos sol, ficamos mais dispostos e com o corpo em forma, dormimos melhor, além de sermos muito mais “amigos” do planeta, pois não emitimos gases nocivos à atmosfera e nem contribuímos para o aquecimento global.

A prática do ciclismo se faz presente na vida das pessoas de várias formas, seja para curtir o lazer com a família no fim de semana, seja como prática de exercícios e até mesmo como meio de transporte.

Na saúde, o ciclismo é eficiente no metabolismo da gordura, também define a musculatura das pernas e trabalha a resistência dos braços. O trabalho muscular ocorre por conta do esforço, estabilidade e coordenação dos movimentos. A distância percorrida, a angulação do terreno, a velocidade em que se pedala, tudo vai influenciar no trabalho muscular, resultando no desenvolvimento físico do ciclista. Pedalar também contribui para melhorar a coordenação motora e prevenir a osteoporose, aumenta a resistência à fadiga e às doenças crônicas pulmonares, cardiovasculares, entre outras.

E isso tudo vai refletir na forma do corpo e na pele. Certamente quem pedala fica bem mais bonito, pois corpo com saúde é sinônimo de boa aparência.

Para quem pretende iniciar a prática do ciclismo, o ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana. É indicado o uso de um tênis confortável e equipamentos que garantam a segurança do ciclista como capacete, luvas, sinalizadores e roupas adequadas e de preferência coloridas, para chamar a atenção dos motoristas.

Também é indicado que a bicicleta tenha o guidão alto para evitar esforços na coluna. É preciso ter atenção à postura. O tronco precisa estar alinhado com o quadril, com uma leve inclinação à frente para melhor apoiar e sustentar os membros superiores sobre o guidão. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas. A altura ideal é, quando sentado, encostar apenas as pontas dos pés no chão.

O Ciclismo Indoor, realizado nas academias, é interessante para quem não sabe se equilibrar na magrela. Também é feito com continuidade, sem precisar se preocupar em parar nos semáforos.

Segundo os fisioterapeutas, se o banco estiver muito alto ou muito baixo pode prejudicar a postura do ciclista. Vale destacar que antes de iniciar qualquer tipo de exercício, é recomendável procurar um médico para uma avaliação adequada.

 

Dicas para um bom passeio de bike

Antes de sair

– Confira as condições da bicicleta para garantir uma pedalada sem surpresas;

– Regule a altura do banco para pedalar com conforto (o ideal é na altura do quadril);

– Planeje seu caminho;

Durante a pedalada

– Pedale com as duas mãos e evite levar objetos pendurados no guidão;

– Sinalize com os braços a mudança de direção;

– Pressione sempre os dois freios juntos, isso evita derrapagens e perda de controle;

– Mantenha distância segura da lateral dos veículos estacionados, os motoristas podem abrir as portas sem ver você;

– Mantenha velocidade compatível com a via e com o trânsito local;

– Não use celular e fones de ouvido. É lei e também é importante estar atento ao trânsito;

– Quando não houver estrutura cicloviária, circule pela rua, e pedale no mesmo sentido dos outros veículos;

– Respeite o sinal vermelho e não pare sobre a faixa de pedestre.

– Na calçada, é necessário desmontar da bike.

Curiosidades

Hoje, a cidade de São Paulo conta com cerca de 684 km de extensão de infraestrutura ciclável, maior malha cicloviária do país e o plano de metas entre este ano e 2024 é aumentar mais 300 km;

– Bike é um meio de transporte ideal para a ida e volta do trabalho e que permite integrar com o transporte público.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Hi there, I discovered your website by way of Google even as looking for
    a related matter, your site got here up, it looks good. I’ve bookmarked it in my
    google bookmarks.
    Hello there, simply was aware of your blog via Google, and
    located that it is really informative. I am gonna be careful for brussels.
    I will be grateful if you continue this in future.
    A lot of other folks can be benefited from your writing.

    Cheers!

  2. Today, I went to the beach with my children. I found a sea shell and gave it to my 4
    year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed.
    There was a hermit crab inside and it pinched her
    ear. She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell
    someone!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo