AconteceMatéria

Museu tem 99% das obras concluídas

O Governador de São Paulo Rodrigo Garcia visitou as dependências do Museu Paulista na manhã dessa quarta-feira (18) para averiguação das obras e para participar de reunião com as empresas parceiras envolvidos em todo o processo de restauro, ampliação do prédio.
Acompanhado do prefeito Ricardo Nunes e da diretora do Museu Paulista Rosaria Onu, Rodrigo Garcia percorreu as instalações no edifício histórico. Logo que chegou foi até o saguão no subsolo, conversou com trabalhadores que estavam presentes e em seguida passou pelo quadro de Pedro Américo, restaurado recentemente.
“Eu acompanhei a obra do prédio e sei de sua importância. É uma satisfação ver essa materialização”, afirmou Rodrigo Garcia.
Na reunião com os 29 representantes das empresas parceiras do projeto de restauração do museu, o governador fez elogios ao andamento da obra, praticamente pronto, faltando apenas acabamento nos novos centros de exposição, que ficam no saguão do subsolo, e garantiu a entrega total em setembro, quando então será comemorado o bicentenário da independência do país. “Trata-se de parcerias de sucesso. Com o governo e o envolvimento de iniciativas privadas é certo que a obra será concluída no prazo previsto”.
“Estamos ampliando, atualizando e modernizando este museu que, sem dúvida nenhuma, será um dos mais visitados do Brasil a partir de setembro”, declarou Rodrigo. “A reforma do Museu do Ipiranga foi uma iniciativa dos paulistas e de São Paulo. Não só do Governo do Estado, mas da sociedade e da iniciativa privada que entenderam a importância da reabertura, principalmente para celebrarmos o bicentenário da Independência”, reforçou.
As obras de restauro do Museu do Ipiranga foram iniciadas em 2019, pela atual gestão. A restauração do edifício-monumento foi concluída em abril deste ano. As obras concluídas também chegam a 99% no edifício anexo de serviços e 70% no jardim francês.
O valor total do restauro e ampliação do Edifício-Monumento chegou a R$ 211 milhões e compreende o patrocínio direto de 29 empresas, repasses do Governo de São Paulo e aportes da União, por meio da Lei Rouanet. Estavam presentes na reunião, além do prefeito e governador, representantes de 29 empresas parceiras pelo andamento das obras do edifício. Também, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Estadual Carlão Pignatari, Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, Reitor da USP, Carlos Carlotti Junior e Secretários Municipais de Cultura, Aline Torres, Verde e Meio Ambiente, Eduardo de Castro, Subprefeito do Ipiranga, Adinilson Almeida, entre outros.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo