Acontece

Museu recebe escultura de orelha para alertar sobre saúde auditiva

Quem passar pelo Parque Independência vai poder apreciar além de muito verde uma escultura gigante de uma orelha. A obra, de cerca de 2,4 metros de altura é uma das 64 peças que estão espalhadas pelas ruas e praças da capital como parte da campanha “Ear Parade SP 2019”, evento de arte urbana em prol da saúde auditiva.
A obra é da artista plástica Nah Pinheiro, que caprichou nas cores e nos detalhes da escultura. Foram 18 horas de trabalho distribuídos em três dias. “A escultura passa a idéia das movimentações sonoras que acontecem na água e também no ar, onde os sons escoam e ecoam em frequências diferentes. É movimento e velocidade, organicidade e força. Regras rítmicas em cada natureza. As cores principais servem pra sinalizar a natureza e a água, além de buscar transmitir serenidade e imersão, com tons complementares e em contraste pra deixar o trabalho harmônico”, explica a artista.
A ação é promovida pela Fundação Otorrinolaringologia e teve início em abril, quando as esculturas coloridas começaram a ser pintadas por artistas plásticos de todo o País, em um grande ateliê montado no Átrio do Shopping Frei Caneca.
Para Nah, a ação já é atraente por si só, mas a artista tem um motivo a mais que contribui no engajamento da iniciativa. “Tenho um déficit auditivo e isso me aproximou ainda mais do projeto. Uma urgência quase como que ‘eu preciso fazer parte disso’. A exposição aproxima as pessoas do tema saúde auditiva e diminui o estigma. Muitos não sabem, não entendem, não respeitam, outros ignoram. Com isso, as pessoas acabam não buscando ajuda e se afastam dos diálogos”, conclui a artista.

Artigos relacionados

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo