Acontece

Museu consegue patrocínio para restauro

Foram anunciadas na sexta-feira (17), as dez novas empresas patrocinadoras das obras de revitalização e modernização do edifício-monumento do Museu do Ipiranga. São elas: Banco do Brasil, Banco Safra, Bradesco, Caixa, Caterpillar, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Cosan, EMS, Honda e Vale.
Ao todo, somando-se os recursos das três empresas que já haviam firmado o compromisso com a reforma em março deste ano – EDP, Companhia de Abastecimento do Estado de São Paulo (Sabesp) e o Instituto Itaú Cultural – o investimento total chegará a R$ 160 milhões, valor estimado para toda a obra de restauração.
A doação está sendo viabilizada via Lei Rouanet e também investimentos de marketing direto das empresas parceiras. Outras cinco companhias estão em processo de negociação, o que deve elevar o montante para R$ 190 milhões. Com a verba complementar, o estado prevê revitalizar os jardins e recuperar as fontes, entre outras intervenções em iluminação e segurança. A Sabesp também se comprometeu a recuperar o Córrego do Ipiranga.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, em São Paulo. A obra deverá ter início no último trimestre deste ano, com duração prevista de 30 meses. A reinauguração está programada para 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.
“Hoje celebramos o maior volume de incentivo já feito na história da cultura brasileira”, destacou o governador de São Paulo, João Doria. Segundo ele, além dos 13 parceiros que formalizaram o patrocínio, ainda há cinco empresas que devem aderir ao projeto.
“Este não é um projeto de governo, mas sim um projeto de Estado. O Estado de São Paulo está envolvido e empenhado em devolver para a visitação pública uma parte da história brasileira, a memória viva de nosso país. Devolveremos à sociedade um novo museu, dinâmico, moderno e acessível”, considerou o reitor da USP, Vahan Agopyan.
O reitor também anunciou a seleção da empresa Setec Hidrobrasileira, que fará o gerenciamento da execução do projeto.

Artigos relacionados

10 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo