AconteceDestaqueMatéria

MOVER Helipa distribui comida para quem tem fome

Fundado há mais de vinte anos, o MOVER Helipa oferece atividades, projetos e programas nas áreas de educação, esporte, cultura, tecnologia, empreendedorismo, formação e capacitação profissional, buscando, assim, levar qualidade de vida e saúde para famílias em vulnerabilidade social de Heliópolis.

O Movimento Organizacional Vencer, Educar e Realizar (MOVER) Helipa atua ainda em defesas ambientais e de sustentabilidade, além dos direitos e deveres, de gênero, combate à violência, discriminação, preconceito e promoção social.

O MOVER Helipa mantém ainda, uma cozinha escola que recebe doações de alimentos para produção de marmitas, realizando o atendimento social com suas entregas a pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social, além de atuar com um projeto de escola de gastronomia.

O local trabalha, ainda, no atendimento de crianças e adolescentes com atividades culturais e esportivas em parceria com o Sesc Ipiranga e na assistência de mulheres grávidas, arrecadando, montando e entregando enxovais para futuras mães que estão em necessidade.

Às vezes o espaço oferece marmitas em seu andar superior, um local aberto e arejado que busca levar mais dignidade às pessoas menos favorecidas na hora da refeição. O feito acontece, geralmente, em datas especiais.

“A ideia é trazer dignidade para as pessoas, atendê-las com dignidade e se possível, ingressá-las nesse trabalho [de cozinheiros]. Essa é a visão que a ONG tem”, destaca Emerson Monteiro, da equipe de marketing do MOVER Helipa.

Os profissionais da cozinha seguem um cardápio nutricional, com produtos orgânicos, fortalecendo o comércio local. Todos os temperos utilizados nas refeições são frutos de uma horta localizada no espaço, sem nenhum tipo de produto químico ou processados.

Gabriela Lima Dias, 22 anos, foi professora e atualmente coordena a cozinha da ONG. “É um sentimento de muita gratidão, porque a gente viu o estado em que as pessoas estavam antes de começar a se alimentar aqui, sem contar as portas de emprego que se abrem, após muitos alunos que fazem o curso, então, realmente é muito mais do que gratificante”, destacou.

John Werley é professor de gastronomia do MOVER Helipa, além de chefe de cozinha e não consegue mensurar seu sentimento em poder ajudar as pessoas mais necessitadas. “O sentimento é um sentimento tão bom que fica meio complicado descrever aquilo que a gente sente, quando vê muitas pessoas sendo transformadas através da gastronomia, da alimentação, de uma comida nutritiva, bem-feita”, disse.

“É um sentimento de orgulho, de gratidão, de amor, principalmente, porque a gente desempenha esse papel com muito amor por toda essa refeição e todas essas ações que são feitas”, frisou, ainda, o chefe.

Werley, que mora no Heliópolis há dois anos, falou também sobre a importância do trabalho que o MOVER Helipa faz. “Eu digo que é um propósito de vida poder ajudar as pessoas através da alimentação, poder qualificar, poder mais do que dar apenas um prato de comida, mas transformar a vida dessas pessoas e esse local através da gastronomia”, conclui.

500 refeições são oferecidas diariamente pelo MOVER Helipa, de segunda à sábado, para famílias em vulnerabilidade de Heliópolis

500 refeições são fornecidas diariamente pela ONG e João Azarias da Silva, 69 anos, morador do Heliópolis é um dos favorecidos com a entrega de marmitas, estando satisfeito com a atuação da ONG. “Para mim está ótimo. Está bom demais. É uma ajuda boa, porque tem tanta gente que precisa de marmita”, disse.

O idoso contou ainda que ganha um salário mínimo, mas junto com outras contas e aluguel, “não dá para nada”. Sempre que possível, ele busca marmita no MOVER Helipa e gosta da comida feita pelos profissionais do local. “A comida daqui é muito boa. Eu gosto muito da comida daqui”, afirmou.

A principal estratégia do movimento é atuar “de mãos dadas” com os direitos humanos e a promoção de políticas públicas que se destinem ao combate à exploração, dominação, opressão, injustiça, desigualdade e a pobreza em território nacional, “sem qualquer vinculação política ou partidária”.

“É bom. Alimenta muita gente. Eu venho sempre buscar. Pego todo dia almoço”, contou Orlando Fernandes Marques, 59 anos, morador do Heliópolis que busca marmita no MOVER. A comida do local, para ele, é “feitinha na hora” e boa”. “É boa, boa”, destaca.

O intuito é transformar as comunidades que o MOVER Helipa atua por meio de parcerias que visem a construção de uma sociedade “sólida e pacífica”.

Claudio Urbano da Silva, 65 anos, também busca marmita frequentemente no espaço e disse que o feito “ajuda muito”. “Ajuda a gente. Ajuda muito. Fora por aí é vinte, vinte e cinco reais, então já ajuda a gente”, contou ele, que está buscando sua aposentadoria. “Boa comida, boa”, diz ainda, da Silva. “A ação é da melhor possível. Não tem como. Eles estão prestando assistência para muitas pessoas, muitos não têm nem condições de andar e vem pegar [comida] aqui, então, é de bom grado. Uma coisa ótima”, conclui.

Wilton Neves Araújo, 48 anos, reside no Heliópolis há 41 e acha a iniciativa do MOVER Helipa “ótima”. “Essa é uma ótima iniciativa. É um bom trabalho. Ajuda muita gente”. Sobre a comida, ele diz que “acha ótima”. “Não tenho do que reclamar”, destaca.

A fila diária para buscar as marmitas costuma “dobrar a esquina” e começa a ser formada às 10h.

O MOVER Helipa fica na Estrada das Lágrimas, 337 e fornece as refeições diárias de segunda à sábado, a partir das 12h. A fila para recebimento das marmitas começa a ser formada às 10h.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo