AconteceMatéria

Metrô conclui instalação de portas de plataforma na Linha 5-Lilás

Finalmente todas as estações da linha 5-Lilás estão com portas nas plataforma. Depois de sucessivos atrasos na entrega e implantação pela canadense Bombardier (atualmente parte da Alstom), a partir deste domingo, 20, o equipamento está em operação em todas as 17 estações, meta que deveria ter sido atingida em 2021.
A única estação que ainda não possuía portas nas plataformas ativas, Santo Amaro, passou a operar comercialmente, conforme anúncio do presidente do Metrô, Silvani Pereira, em suas redes sociais. Com isso, o processo que levou quase oito anos, desde que a estação Adolfo Pinheiro foi aberta está finalizado.
A instalação das portas de plataforma, também conhecidas pela sigla em inglês PSD (Platform Screen Doors), foi contratada juntamente com o sistema CBTC, de controle de trens, como parte do projeto de expansão do ramal localizado na Zona Sul. Originalmente, o Metrô abriu a Linha 5 em 2002 com o sistema ATC em seis estações, mas a segunda fase, com outras 11 paradas, previu as portas de plataforma desde sua concepção.
A Bombardier, no entanto, teve inúmeros atrasos na sua implantação. Em 2014, a estação Adolfo Pinheiro, primeira da nova fase, foi aberta com PSDs operando de forma provisória. Quando o governo Alckmin inaugurou as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin em setembro de 2017, apenas a última contava com estruturas parciais montadas. Já ciente dos problemas com a empresa canadense, o Metrô finalizou várias estações com plataformas integrais, sem marcação para o encaixe das fachadas.
Portas de plataforma da estação Adolfo Pinheiro, que estrearam em 2014 (CMSP)
Depois de trocar de fornecedor, a Bombardier enfim conseguiu resolver os gargalos e iniciar um cronograma factível, mas que mesmo assim somente agora foi concluído. Agora a Linha 5 se junta às linhas 4-Amarela e 15-Prata como as que possuem portas de plataforma em todas as estações.
A Linha 2-Verde, por sua vez, oferece o recurso em quatro das 14 estações enquanto a Linha 3-Vermelha, apenas em uma. Já a Linha 1-Azul já conta com as estruturas finalizadas em Jabaquara e Tucuruvi, porém, ainda não operacionais, o que é previsto para este mês.
Nos próximos anos, a maior parte das estações de Metrô em São Paulo terá PSDs, o que amplia a segurança para os passageiros e reduz atrasos e imprevistos.
Fonte:Metrocptm

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. Bu ilaçların uyku verici etkileri de var ve en önemlisi kötüye
    kullanımı, kanun dışı amaçlar için kullanımı da var.
    Bu nedenle bütün ilaçlar reçete ile satılmalı.
    Özellikle psikiyatrik ilaçlar Bir de önemle üzerinde durulması gereken bir konu
    var. Son yıllarda psikiyatrik ilaçların kullanımı da son derece
    yaygın.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo