AconteceMatéria

Máscara não será obrigatório no metro e ônibus

A partir desta sexta-feira, 9, o uso de máscara deixa de ser obrigatório nos trens da CPTM, Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade e nos ônibus da SPTrans e EMTU. A adoção da proteção facial passa a ser opcional e segue sendo recomendado por especialistas. A liberação foi feita em conjunto pela Prefeitura e Governo do Estado
“Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da COVID-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo”, disse o comunicado conjunto de estado e município.
Com adoção da nova medida, o uso de máscara segue obrigatório apenas em ambientes hospitalares e laboratórios no estado de São Paulo.
As máscaras faciais eram obrigatórias no transporte público desde 4 de maio de 2020, semanas após o início da pandemia do coronavírus. Para isso, a prefeitura e o governo do estado publicaram decretos no dia 30 de abril daquele ano. Na época, o estado registrava 24 mil casos da doença, que iniciava um período de grande propagação.
Ao contrário de ônibus e trens, o transporte aéreo dispensou o uso de máscaras em aviões e aeroportos em 17 de agosto.

Artigos relacionados

7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo