Matéria

Aquário de São Paulo usa fototerapia em benefício dos animais

A fototerapia também chegou à medicina veterinária para trazer mais benefícios à saúde dos animais, como diminuir edemas e melhorar o processo de cicatrização. O Aquário de São Paulo é um dos locais que está se beneficiando desse recurso para melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus animais, de pequeno e grande porte, assim como de espécies marinhas, que passam a ter acesso a diferentes tratamentos na rotina clínica.

A parceria, firmada com a Ecco Fibras, empresa especializada em pesquisa, fabricação e distribuição de equipamentos de Laser e LED terapêuticos, visa proporcionar alívio da dor e melhorar a imunidade dos animais, segundo o gerente científico da marca, Lucas Sousa. “Os animais estão recebendo tratamentos diversificados e, também, estamos avançando em pesquisas na área de medicina veterinária”, comenta.

Com diversas aplicações, a fototerapia nos animais traz três tipos de luzes para ajudar na veterinária, como:

Luz azul: ação antibactericida e fungicida. Seu objetivo é promover hidratação e limpeza dos tecidos, além de trazer infecções e trazer mais brilho ao pelo dos animais.

Luz vermelha: atua em processos inflamatórios na regeneração dos tecidos e na acupuntura veterinária não invasiva, conhecida como laserpuntura. “Muitos animais já estão habituados com o manejo veterinário, mas a acupuntura tradicional não se aplica em alguns casos. Por isso, a laserpuntura vem como alternativa”, explica a profissional responsável pelo Departamento Veterinário do Aquário de São Paulo, Dra. Laura Reisfeld.

Luz infravermelha: Tem função analgésica e atua na drenagem linfática e de edemas. Possui efeito anti-inflamatório e aumenta em até 40% a absorção de produtos e fármacos. “Um de seus benefícios é a bioestimulação profunda (regeneração de ossos, nervos, cartilagens e etc.), além de também e realizar acupuntura veterinária não invasiva”, ressalta Lucas Sousa.

“Gostamos muito do led azul, em conjunto com o laser vermelho e infravermelho. A resposta ao tratamento tem sido excelente e rápida, algo influenciado pelo aplicador cluster. O instrumento é muito interessante para os animais, especialmente para os de grande porte, em que o tempo da sessão é otimizado pela grande área de emissão”, afirma Dra. Laura Reisfeld.

Atualmente, no Aquário de São Paulo, animais como peixes, raia, tubarão e lobo marinho estão recebendo o tratamento com fototerapia. “Foca, bugio, lêmure, pinguim, peixe-boi, jacarés, jiboia, lontra, dragão barbado, tigre d’água, jabuti e morcego estão na lista de outros bichos que se beneficiam do tratamento clínico com laser e led”, segundo Reisfeld.

 

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. I don’t know whether it’s just me or if perhaps everybody else experiencing issues with your site.
    It appears like some of the written text on your posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if
    this is happening to them too? This may be a problem with my web browser because I’ve had this happen before.

    Cheers

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo