Turismo

Maravilhosos castelos franceses

Os castelos sempre mexem com o imaginário das pessoas. Reviver a saga de seus ocupantes, geralmente rainhas e princesas que arrastavam seus vestidos pelas escadarias frias, sempre escoltadas por damas e soldados é um exercício prazeroso para alguns. Visitar estes lugares e ter contato com uma atmosfera de luxo e ostentação é o sonho de muitos.
Os mais bonitos castelos estão na Europa, sendo que o Vale do Loire, na França, é tido como uma das regiões que concentram as mais belas construções deste tipo. Alguns desses castelos foram transformados em museus e tiveram seus ambientes recriados para melhor ilustrar o seu passado cheio de glória, romances e intrigas políticas.
Um dos mais famosos no Loire é o Castelo de Chambord; sua construção em estilo Renascentista começou em 1519, sob o reinado de François I, que desejava impressionar a Europa. A História conta que foram necessários quase dois mil trabalhadores para erguerem o palácio que levou quase três décadas para ser concluído. A área do palácio, incluindo os bosques à sua volta, cobre um perímetro de 5.500 hectares e o prédio mede cerca de 160 metros de comprimento por 120 metros de largura. Os números realmente impressionam. No total são 440 aposentos, 14 grandes escadarias, 70 escadas menores e nada menos que 365 lareiras. O projeto contou com a orientação especial de Leonardo da Vinci. Os tetos são decorados com a salamandra, símbolo do Rei François I que também fez questão que seu nome fosse gravado em diversas partes do castelo.
Quando a monarquia francesa caiu, o Castelo de Chambord foi invadido e sua mobília desapareceu. A partir daí, a propriedade passou por vários donos até que, em 1930, o Governo Francês decidiu comprá-la e a mesma passou por um minucioso processo de restauração. Atualmente, o local está completamente preservado, com salões adornados; móveis e vários objetos tais como candelabros, porcelanas e tapeçarias de época podem ser apreciados. Tudo remete à história do lugar. Além de tudo, o Castelo de Chambord conta com uma excelente estrutura para atender aos inúmeros visitantes, como restaurantes, lojas de souveniers e outros serviços.
Continuando nossa peregrinação pelo Loire, encontramos o Castelo de Chenonceau é conhecido como o “Castelo das Sete Damas” por causa de sete mulheres de forte personalidade que habitaram o lugar, entre elas duas rainhas.
O início da construção do palácio data do Século XIII. Durante o reinado de François I, a propriedade foi comprada pela Mme. Catharine Briçonnet. Voluntariosa, determinou que o castelo fosse demolido preservando apenas sua torre. Feito isso, construiu um novo castelo, mas sua família faliu e ela não pode terminar a obra sendo que a propriedade acabou sendo vendida ao rei.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. You’re so awesome! I don’t believe I have read through something
    like that before. So wonderful to find someone with genuine thoughts on this topic.
    Seriously.. many thanks for starting this up. This website is something that
    is required on the web, someone with some originality!

  2. Wonderful goods from you, man. I’ve understand your
    stuff previous to and you are just extremely excellent.
    I actually like what you have acquired here, certainly like what you are
    saying and the way in which you say it. You make it entertaining and you still
    take care of to keep it smart. I can not wait to read much more from you.
    This is actually a terrific site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo