Destaque

Linha 5 do metrô tem novo atraso, e estações são previstas para agosto

A entrega de quatro estações da linha 5-lilás foi adiada mais uma vez pelo Metrô de São Paulo. As novas paradas haviam sido prometidas para julho, mas a previsão agora é de que elas sejam entregues em agosto. Com a inauguração das estações que faltam, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, todas em nossa região, a linha fará interligação com outras da malha do metrô paulistano. A estação Santa Cruz fará conexão com a linha 1-azul e a Chácara Klabin, com a linha 2-verde.
A ligação foi prometida inicialmente para 2012. Mas a última estação da linha, Campo Belo, será entregue em dezembro, segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
A construção da linha 5-lilás foi marcada por seguidos erros de gestão e de planejamento dos governos estaduais e do próprio Metrô. As obras foram iniciadas em 1998, ainda no governo de Mário Covas. A inauguração das primeiras seis estações, num percurso de 9,4 km, ocorreu em 2002. Mas a operação comercial só se tornou plena (todos os dias e em horário estendido) em 2008.
Nos primeiros anos, a linha sofreu com a baixa adesão, já que ficava distante de outras estações do Metrô. A ociosidade chegou a custar R$ 2,8 milhões ao mês à companhia (diferença entre a arrecadação e a manutenção do trecho). Em 2010, mais um tropeço. Uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo mostrou que as empresas que venceriam os lotes para a segunda etapa do ramal (entre as estações Largo Treze e Chácara Klabin) já eram conhecidas seis meses antes da licitação.
A reportagem causou a suspensão da licitação e a abertura de investigações pelo Ministério Público. O caso segue na Justiça. Em 2011, Geraldo Alckmin decidiu avançar as obras contrariando recomendação da Promotoria.
Em seus últimos momentos no comando do governo paulista antes de sair candidato à Presidência da República, Alckmin inaugurou dez novas estações de metrô e trem em 74 dias, mais do que as nove entregues nos seis anos anteriores.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo