Cultura & Lazer

Leitura cênica com grupo de idosos no Sesc Ipiranga

Nos dias 13 e 14 acontece no Sesc Ipiranga a leitura cênica de “Carta a D.”, derivada da ação processual com um grupo de pessoas idosas, conduzida pelas atrizes Aline Filócomo e Fernanda Stefanski, sob orientação de Leonardo Moreira, da Cia. Hiato.
Inspirada no livro Carta a D., do filósofo austro-francês André Gorz, foram propostos exercícios a partir de fragmentos da carta e de depoimentos pessoais do grupo, resultando em uma composição literária e cênica. A obra é uma declaração de amor do escritor à sua esposa Dorine, na época sofrendo de uma doença degenerativa, e ambos com idade avançada decidem por cometer suicídio juntos.
A leitura cênica é parte integrante do Projeto Finitudes, que reúne bate-papos e atrações de diversas linguagens com o tema do envelhecer e da morte, retirando o assunto do lugar escuro que a sociedade impõe ao considerar um tabu.
Em setembro de 2007, Dorine Keir e seu marido, o filósofo e jornalista André Gorz, cometeram suicídio juntos em sua casa no sul da França. “Carta a D. – a história de um amor” é a última carta escrita por André a Dorine logo antes de se matarem, ambos com mais de 80 anos.
A carta conta desde o primeiro encontro do casal, o convite desastrado para uma dança, passa pela escolha de não terem filhos, mas de juntos plantarem uma floresta e chega até a doença evolutiva que devastou o corpo de Dorine por longos anos. Carta a D. é a biografia de um amor, a reafirmação desse amor, a última reparação antes da morte, uma constatação da nossa própria finitude.
Até o lançamento deste que foi seu último livro, o austro-francês André Gorz (1923-2007) era conhecido por suas obras nas áreas da filosofia e da sociologia, bem como por sua atuação política.
O Ses Ipiranga fica na rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo