Cultura & LazerMatéria

Jardim Francês do museu começa a ser recuperado

Já com quase 100% da restauração do museu do Ipiranga concluída (a promessa é que apart3e de engenharia civil seja entregue ainda esse mês), agora as obras avançam na restauração das fontes do Jardim Francês. Os 14 delfins e cachepôs que adornam a área acabam de ser restaurados e recolocados. Os ornamentos tiveram suas trincas reparadas em laboratório com o mesmo material de origem. Tanto os delfins quanto os cachepôs já foram religados às mangueiras das novas instalações. Os esguichos d’água sairão pelas narinas dos delfins, e, nos vasos, de uma das laterais das bordas, entrando em seguida no reservatório.
Todos os elementos que compõem o contorno da fonte são feitos em argamassa armada e revestidos em fulget – técnica muito difundida em áreas externas, na qual se usam pequenas pedras e cimento para revestimento. Essa não é a primeira vez que as fontes são recuperadas, porém a cada recuperação novos problemas surgia e elas voltavam a deixar de funcionar. Um dos mais constantes danos era o roubo de bicos de metal, pratica que ocorria, principalmente a noite. Agora, acredita-se que com a restauração do museu e uma ampla e completa restauração das fontes, bem com a instalação de um restaurante próximo a fonte, a fiscalização seja ampliada e passe a funcionar 24 horas, evitando-se assim, que o patrimônio volte a ser depredado por vândalos
As imagens que passam em formato animado, mostram um homem sentado, com capacete de proteção trabalhando na borda da fonte.
Na foto é possível notar que parte do jardim com árvores e arbustos e os ornamentos brancos, já estão recuperados. Também é possível verificar os ornamentos, podendo ser identificados como delfins estilizados, e mais ao longe a parte de trás o museu, já com sua fachada recuperada.

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. Definitely believe that which you said. Your favorite reason appeared to be
    on the net the easiest thing to be aware of. I say to you, I definitely
    get irked while people think about worries that they
    just don’t know about. You managed to hit the nail upon the
    top and also defined out the whole thing without having side
    effect , people could take a signal. Will probably be
    back to get more. Thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo