Cultura & Lazer

Itatiaia: “pedras pontudas” em tupi-guarani

As formas inusitadas das rochas do Itatiaia são o que encantam os turistas que se aventuram pelo Parque Nacional do Itatiaia, primeiro do país, criado por Getúlio Vargas em 1937.
O Parque é dividido em dois ambientes bem distintos: Parte Alta e Parte Baixa. A Parte Baixa tem entrada pela cidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro, e a vegetação densa da Mata Atlântica é o que predomina. Os locais disponíveis para visitação são a Piscina do Maromba, a Cachoeira do Véu de Noiva e a Cachoeira Itaporani, a maior queda das três com 640 metros.
Além disso, é na Parte Baixa que fica o Centro de Visitantes Prof. Wanderbilt, que abriga o Museu da Flora e Fauna. Preocupado em mostrar as pesquisas e trabalhos que são feitos na Unidade de Conservação, o Museu é um excelente espaço para que os visitantes se aproximem da natureza e entendam as particularidades e riquezas da região.
Para os observadores de aves, o Hotel Ypê possuiu um robusto comedouro visitado por diversas espécies como o beija-flor rubi, tecelão e catirumbava. No próprio hotel é possível comprar o Guia de Pássaros de Itatiaia feito pelo artista Leonardo Moraes e se aventurar nas descobertas.
A visita pode ser encerrada no Mirante do Último Adeus que com maestria nos brinda com uma vista espetacular da Serra da Mantiqueira.
A Parte Alta tem a entrada pelo município de Resende, também no Rio de Janeiro, e concentra as travessias e picos para montanhismo. O mais famoso é o Pico das Agulhas Negras, o quinto mais alto do Brasil com 2.790 metros de altitude. Mas há também, trilhas mais tranquilas como a do Morro do Couto, considerada moderada com apenas 3k.
A paisagem da Parte Alta é completamente diferente. As formas montanhosas revelam camadas profundas de um antigo vulcão, fazendo com que a paisagem seja muito peculiar. O Parque ainda possuiu uma terceira portaria por Visconde de Mauá.
A administração do Parque é realizada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O ingresso para brasileiros custa R$17 o primeiro dia e R$9 a partir do segundo dia de visitação.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. I’ve been surfing online more than 2 hours today,
    yet I never found any interesting article like yours.
    It’s pretty worth enough for me. In my opinion,
    if all site owners and bloggers made good content as you did, the net will
    be a lot more useful than ever before.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo