AconteceDestaqueMatéria

Ipiranga volta a ter ninho de escorpiões

Como tem sido constante nos últimos anos, as aparições de escorpiões voltaram a apavorar os moradores do Ipiranga, principalmente, no cruzamento entre as ruas Bom Pastor e Xavier Curado. Os animais andando pelas calçadas e a falta de cuidados têm feito com que moradores ajam por conta própria para tentar conter o aracnídeo, o que em tese deve ser realizado por profissionais.

Na semana passada, uma infestação do animal nas calçadas da Xavier, fez com que o medo e a insegurança com a dedetização da região viessem ainda mais à tona. Uma equipe da Zoonose esteve no local para realizar a limpeza dos bueiros e conter a proliferação.

Ipiranga volta a ter ninho de escorpiões
Moradora da Xavier Curado, Elizabeth Camhaji fica preocupada com a aparição dos escorpiões e cobra atitudes da Zoonose

“Todos os dias tem escorpião aqui na rua sim, mas a semana passada foi uma coisa absurda. Tem um bueiro do outro lado da rua – acaba sendo em frente à minha casa, e eles [os escorpiões] se alojaram em umas plantas que tem aqui do lado. Então, de quarta até quinta foram mais de vinte escorpiões”, contou Elizabeth Camhaji, de 62 anos, moradora da Xavier Curado.

Segundo ela, a Zoonose foi até o local, dizendo que não pode ser dedetizado pelos próprios moradores. Em contrapartida, eles mesmos não podem realizar o serviço. “Eles [da Zoonose] não dedetizam a rua, só limpam os bueiros, a gente não pode jogar veneno, porque eles falam que não existe veneno para escorpião, e a gente vai vivendo esse inferno”, afirmou.

Ainda de acordo com Camhaji, já há mais de vinte anos os escorpiões aparecem na região. Assim, a solução, é se precaver. “Eles pediram para a gente tampar boca de esgoto – pluvial – tampar ralo de cozinha, banheiro. Eu já cubro, protejo há muitos anos”, expressou, alertando que o medo é constante.

“Eu já peguei escorpião dentro de casa, minha filha já pegou, meu marido já pegou. Eu não sou uma pessoa que acumulo absolutamente nada e eles [escorpiões] vêm, frisou Elizabeth, que mora com seu esposo, filha e sua sogra idosa.

Ela cobra uma solução do poder público para essa situação. “Eu acredito que eles têm que tomar, agora se vão ou não, eu não sei. Antes, eles [da Zoonose] vinham limpar o bueiro, mesmo assim, aparecia [escorpião], porque não tem como não aparecer”.

Ipiranga volta a ter ninho de escorpiões
Joacir Pedro já avistou alguns escorpiões dentro do seu estabelecimento

Joacir Pedro (55 anos) é proprietário da tradicional Banca Independência, também na Xavier, há 15 anos. De acordo com ele, “essa rua já é famosa como a “rua do escorpião”. Tem um esgoto de um lado, esgoto do outro, quando dedetiza de um lado eles voltam para o outro e acabam se espalhando por aqui”, afirmou. Ele já chegou a avistar alguns escorpiões andando dentro do seu estabelecimento.

Pedro destacou que os animais acabam assustando e afastando as pessoas, pois podem ser perigosos para elas. “O pessoal fica com medo né? Passa muita criança, muito senhor de idade porque aqui é praticamente na entrada para ir para o Museu, o Hospital Flávio Gianotti que é aqui na rua de cima, tudo aqui é caminho. Então, passa um idoso aí, pode ser picado por um escorpião e complicar para ele”.

Joacir destacou, assim como Elizabeth, que estiveram no local para limpar os bueiros, mas, não sabe se o problema foi solucionado. “Não sei se acabou, mas pelo menos estiveram aqui e tomaram uma providência”, expôs ele.

Há dois meses, as aparições de escorpiões na região da rua dos Patriotas, ainda no bairro, também chamaram a atenção e preocuparam os moradores.

“Amanheceu o dia e tinha um escorpião no meu quintal, bem na parede. Fiquei bastante preocupada, porque esse é um bicho venenoso [o escorpião]. A gente precisa tomar cuidado”, contou Quitéria Cantonila da Conceição, que mora em uma residência da região.

Sem saber ao certo de onde os escorpiões estão vindo, ela fica preocupada com sua residência e as dos vizinhos. Cantonila pede ações da Prefeitura. “Na Xavier Curado tem bastante e eles estão se espalhando. Por isso a Prefeitura tem que tomar cuidado com isso, sempre limpando os bueiros”, acrescenta.

A equipe de reportagem do Jornal Ipiranga News entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde e foi informada através de nota que “uma equipe da Vigilância em Saúde do Ipiranga, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vistoriou o local citado pela reportagem na sexta-feira (14), realizando a catação de escorpiões e orientações sobre os cuidados para evitar acidentes. A equipe retornará durante essa semana para dar continuidade ao monitoramento da região”.

Em relação à continuidade de limpeza dos bueiros da região, para evitar novas proliferações, a SMS informou que a área citada é monitorada pela Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis), que realiza atividades de controle para escorpiões, segundo a normatização do Ministério da Saúde, que preconiza a vistoria, captura do aracnídeo e adoção de medidas preventivas para evitar acidentes e diminuir a infestação.

“A região é caracterizada por apresentar imóveis residenciais antigos e com porões, o que pode ter favorecido a instalação e a proliferação ao longo do tempo”, aponta ainda a nota.

A Secretaria destacou que a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) conta com um programa de controle que consiste na orientação de medidas preventivas, na averiguação e busca ativa de locais com ocorrências. São mapeadas as áreas com maior registro de escorpiões no município (áreas escorpiônicas) e a área desenvolve atividades de vigilância e monitoramento.

Os animais capturados são identificados, registrados e posteriormente são encaminhados vivos para o Instituto Butantan para produção de soro.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Greetings, I do believe your website may be having browser compatibility
    problems. When I look at your web site in Safari,
    it looks fine however, if opening in Internet Explorer, it’s
    got some overlapping issues. I simply wanted to give you
    a quick heads up! Besides that, great website!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo