AconteceDestaqueMatéria

Instituto Biológico comemora 96 anos

Instituto Biológico comemora 96 anos

Com uma solenidade simples, que contou com a presença de políticos e funcionários, o Instituto Biológico de São Paulo comemorou 96 anos de atuação. O ato aconteceu na tarde desta segunda-feira (6). Vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo. Braço importante da SAA, o Instituto Biológico atua com capilaridade por todo o Estado e garante sanidade animal e vegetal. Lá, também fica o maior cafezal urbano do mundo, local onde a comunidade pode todo ano participar de uma colheita comunitária.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, do secretário executivo, Edson Fernandes, do subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, do coordenador da APTA, Carlos Nabil Ghobril, e da diretora-geral do Instituto, Ana Eugênia de Carvalho Campos.

Ana Eugênia, inclusive, apresentou os principais destaques do Instituto Biológico relacionados à sanidade vegetal, animal, controle biológico e preservação ambiental. Foi mostrada uma solução desenvolvida pelo Instituto, que consiste na utilização de fungos para controle de carrapatos-estrela, vetores da Febre Maculosa Brasileira, uma doença insidiosa de alta letalidade.

Na sequência, o secretário executivo reiterou o compromisso da Secretaria Executiva em realizar a revitalização da sede do Instituto, na Vila Mariana. “Essa sede certifica parte relevante das exportações de nosso estado e garante desenvolvimento às cadeias produtivas do agro”, concluiu Fernandes.

O secretário de Agricultura, Guilherme Piai, fechou a comemoração de 96 anos do IB reforçando o compromisso de valorizar o corpo técnico-científico de todos os institutos ligados à APTA e à Secretaria. “Temos em nossos institutos um trabalho de valor inestimável. Meu compromisso é garantir o incremento à pesquisa e, a partir disso, um agro mais forte e inovador”, concluiu Piai.

A sede do Instituto Biológico foi projetada pelo arquiteto Mário Whately na década de 1920, o prédio foi inaugurado em meados de 1940 e é considerado um dos exemplares mais importantes da primeira modernidade na arquitetura paulistana.

O Instituto Biológico fica na avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, na Vila Mariana. Informações: 5087-1701.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo