AconteceMatéria

Instituto Baccarelli traz o Egito ao Heliópolis

O Instituto Baccarelli, e o Inspirar-te, traz uma novidade dos deuses para a comunidade do Heliópolis: a exposição Egito Antigo: Na Cidade do Sol. A exposição será inaugurada no dia 10/05 e fica em cartaz até 15/06.
Mais de 40 obras didáticas doadas pelo Museu Egípcio de Turim, da Itália – maior instituição dedicada à preservação da cultura egípcia antiga fora do Egito, fazem parte da mostra, que tem como intuito aproximar os jovens e suas famílias da arte e da cultura universal.
Na exibição, destaque para uma múmia e um sarcófago produzidas exclusivamente para a ocasião. Há ainda uma seção interativa, com vídeos em 3D que reproduzem paisagens e construções do Egito Antigo, uma réplica da famosa escavação da Campanha do Egito, de Napoleão e objetos que poderão ser manuseados pelos visitantes. Materiais de exibições passadas do MASP e da USP completam o acervo.
“O Inspirar-te celebra sete anos de trabalho intenso com foco no poder transformador da cultura na comunidade de Heliópolis, com uma experiência edificante, consistente e de qualidade sobre o início da nossa civilização”, conta Priscilla Parodi, fundadora e diretora-voluntária do Inspirar-te.
A curadoria da mostra é assinada por Pieter Tjabbes, historiador e museólogo holandês radicado no Brasil. Responsável pela mostra original, Tjabbes foi quem articulou com o Inspirar-te a vinda do evento para o Brasil, e estará presente no Instituto Baccarelli por ocasião da inauguração da mostra.
A exposição oferece também visitas guiadas gratuitas para alunos e escolas públicas e particulares de São Paulo. Grupos escolares serão recebidos por arte-educadores treinados por um historiador e pela coordenação do Projeto Inspira-te. Alunos e professores receberão publicações pedagógicas e educativas e materiais para atividades artísticas. Todas as ações serão organizadas em conformidade com a faixa etária dos visitantes e os currículos das escolas participantes.
Serviço:
Egito Antigo: Na Cidade do Sol
De 10/05 a 15/06/22. Segunda a sexta, das 9h às 16h, para escolas; aos sábados, das 9h às 12h, para o público.
Local: Instituto Baccarelli
Estrada das Lágrimas, 2317, Heliópolis. Entrada gratuita

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Hi there, I found your website by means of Google whilst searching for a related matter, your site got here up, it appears to be
    like great. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.
    Hello there, simply turned into alert to your blog via Google, and located that it is really informative.

    I am going to be careful for brussels. I will be grateful if you
    proceed this in future. Lots of other people will probably be benefited
    out of your writing. Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo