AconteceDestaqueMatéria

Instituto Baccarelli capta recursos para construção da primeira sala de concertos em Heliópolis

O Instituto Baccarelli está dando continuidade ao processo de captação de recursos para a construção do Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em uma favela no mundo, a ser instalada na favela de Heliópolis, a maior da capital paulista.

Quando concluído, o teatro vai proporcionar à comunidade – e aos bairros do entorno, que igualmente carecem desse tipo de equipamento cultural – uma oportunidade inédita de acesso a um espaço moderno e sustentável com cerca de 530 lugares, projetado para receber espetáculos de grande porte. O projeto acústico de nível internacional tem assinatura do escritório de José Augusto Nepomuceno, o mesmo responsável na construção da Sala São Paulo, da Sala Minas Gerais e do recém reinaugurado Teatro Cultura Artística.

Edilson Ventureli, cofundador do Instituto Baccarelli, comenta que essa não é apenas a construção de um edifício e sim deum símbolo de transformação e esperança. “O teatro será um verdadeiro marco na história de Heliópolis. Nosso objetivo é garantir que a arte e a cultura estejam acessíveis a todos. Este espaço será um convite para a comunidade se conectar, aprender e se inspirar”, afirma Ventureli.

No processo de captação, o Instituto Baccarelli já conseguiu angariar aproximadamente R$25 milhões, parte de grandes empresas e uma outra parcela vinda de pessoas físicas. Financiado unicamente pela Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, a construção da sala de concertos conta com apoio financeiro de nomes como Itaú e Unilever (patronos), B3, Comgás, Zurich e Bradesco (patrocinadores), Sabesp e Ultra (copatrocinadores). Pessoas físicas já doaram R$ 350 mil para a construção do teatro. A expectativa é de que a obra seja entregue em dezembro.

Especificamente para a obra, o Instituto adotou a contratação afirmativa, abrindo vagas de trabalho para pessoas que moram em Heliópolis. Em termos ambientais, a construção tem a preocupação de trabalhar com materiais sustentáveis. Além disso, a energia que alimentará o espaço será gerada de fonte renovável, com placas solares – conquistadas via parceria com o Banco BV, por meio do projeto Compensa Ser Solar.

Com mais de 27 anos de história, o Instituto Baccarelli – criador da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, a primeira formada em uma favela – tem consolidado sua relevância como organização social. Hoje, atende gratuitamente cerca de 1,4 mil alunos em Heliópolis e oferece serviços diversos à comunidade, como ações de serviço social e um restaurante.

As empresas interessadas em patrocínio e pessoas físicas em apoio para a construção do Teatro Baccarelli podem obter mais informações no site www.institutobaccarelli.org.br.

Artigos relacionados

17 Comentários

  1. Hey just wanted to give you a quick heads up. The words in your article
    seem to be running off the screen in Chrome. I’m not
    sure if this is a formatting issue or something to do with web browser compatibility but I thought I’d post to
    let you know. The layout look great though!
    Hope you get the issue resolved soon. Many thanks

    Take a look at my blog provadent hoax

  2. It is appropriate time to make some plans for the long run and it is time to be happy.
    I’ve read this submit and if I may just I wish to counsel you
    some interesting issues or tips. Maybe you could
    write subsequent articles referring to this article. I want
    to learn even more issues approximately it!

  3. Thanks for your personal marvelous posting!
    I definitely enjoyed reading it, you could be a great author.I will ensure that I bookmark your blog and may come back in the future.
    I want to encourage yourself to continue your great posts, have a nice morning!

  4. An intriguing discussion is worth comment. I think that you need to publish more about this subject, it might not be a taboo subject but usually people do not discuss these subjects.
    To the next! Many thanks!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo