AconteceMatéria

Insetos vivos atraem crianças ao Shopping Paulista

O Museu do Instituto Biológico, em São Paulo cede parte da exposição “Planeta Inseto” para mostrar ao público, que frequenta o Pátio Paulista, um zoológico diferente com organismos que fazem toda a diferença no seu universo particular. Com vitrine viva dos insetos, a mostra retrata de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre esses pequenos seres. A exposição pretende sensibilizar o público para a importância dos insetos na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública. O Planeta Inseto terá vários ambientes que mostrará a forma como vivem na natureza, afirma Harumi Hojo, pesquisadora e coordenadora do Planeta Inseto.
A mostra educativa conta com vários ambientes para apresentar quem são os insetos e a sua evolução no meio ambiente. Em uma realidade aumentada, um jardim gigante mostrará os insetos presentes e que vivem nesse habitat natural. Para conhecer um pouco mais sobre a história do Instituto Biológico, o visitante terá uma área específica com mais informações.
O mundo dos Insetos
Os insetos são considerados o grupo de seres vivos mais numeroso e diverso do planeta e esses organismos podem sobreviver às adversidades, atravessando períodos frios e quentes. Existem cerca de 1 milhão de espécies descritas e, a estimativa é que existam de 5 a 10 milhões de espécies a serem catalogadas. Apesar da grande capacidade de reprodução e notável diversidade, a redução de matas nativas e a eliminação de habitats, causadas pela ação do homem, vêm ameaçando a sobrevivência de determinadas espécies de insetos.
Vitrine viva: formigueiro, bicho- pau e bicho-da-seda
Um dos pontos de maior atenção e procura serão as vitrines vivas que vão desvendar a olho nu, as curiosidades e o modo de vida das formigas, bicho-pau e bichos-da-seda. Por meio do Planeta Inseto, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais a respeito da forma da produção do fio de seda e o ciclo do bicho-da-seda. Uma pergunta que não quer calar: Já imaginou o que aconteceria com o planeta se não houvesse insetos?
Abelhas, borboletas e besouros
Os ambientes da exposição vão contemplar caixas entomológicas dos insetos e com interação pelo celular, os visitantes terão mais informações na palma da mão. O bicho-pau, também em uma vitrine viva, é protagonista da mostra que oferece também vários materiais didáticos como displays, vídeos e demais recursos tecnológicos para o melhor entendimento de como vivem esses organismos. A ala sobre a importância médica e veterinária também conta com informações sobre os piolhos, moscas e pulgas.

Serviço: Exposição “Planeta Inseto” (Gratuita)
Dias: 01/03 a 30/04
Horários: Segunda a sábado das 12h às 21h; Domingo e Feriado das 14h às 20h. A exposição é fechada nas segundas-feiras.
Local: Rua Treze de Maio, 1947 – Bela Vista – São Paulo (Piso Jardins)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo